top of page

Notícia

Dia da árvore: ação no Parque do Basalto destaca importância das árvores para o meio ambiente

Rafael de Angeli e outros vereadores estiveram presentes no evento batizado de 'Plantando com o Legislativo' que celebrou o Dia da Árvore.

Vereador Rafael de Angeli plantando uma árvore

Em 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore. Por isso, o Legislativo, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou uma ação no Parque Natural Municipal do Basalto. Batizado de "Plantando com o Legislativo", o evento promoveu o plantio de 21 mudas de árvores frutíferas pelos vereadores e por representantes da Prefeitura.


O principal objetivo é conscientizar e sensibilizar a população e os poderes Legislativo e Executivo sobre a importância da preservação, da proteção e do plantio de árvores para o enfrentamento das mudanças climáticas que vêm ocorrendo em todo o mundo.


A atividade envolve os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 13 (tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos) e 15 (proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade) e estão entre as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Vereador Rafael de Angeli e Porsani

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, pontuou que as árvores são as maiores aliadas para vencer o efeito estufa e eventos climáticos extremos, contribuindo para um planeta mais saudável.


Para o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, "a árvore é um símbolo muito gratificante, dependemos das árvores. Uma simples árvore muda significativamente o ambiente. Temos que cuidar dessas árvores, ver crescer. Proponho daqui a um mês virmos molhar essas árvores".


Já para a secretária municipal da Saúde, que na ocasião representou a prefeitura, "é uma alegria ter o Parque do Basalto. São 10 mil pessoas passando por aqui por mês e crianças que são educadas para o cuidado com o meio ambiente. O efeito que a mudança climática está causando no mundo acaba desmarcando as estações do ano. O homem não está respeitando e a natureza está respondendo à falta de cuidado. Estamos plantando para poder cuidar melhor, para não esquecermos de que precisamos do meio ambiente. Temos que construir hoje assim como vem fazendo a Secretaria de Meio Ambiente na cidade. Esse ato é extremamente importante".


O presidente da Casa de Leis enfatizou que "hoje vivemos um momento que simboliza nosso compromisso, nossa união em prol da preservação ambiental. As árvores são essenciais para a vida no planeta".




22/9/2023

Kommentare


bottom of page