Notícia

João Bernal recebe Diploma de Honra ao Mérito na Câmara Municipal

De varredor de rua a secretário municipal de Obras e Serviços Públicos. A trajetória vitoriosa de João Luís Bernal foi relembrada com muita emoção na noite de sexta-feira (09) durante a entrega do Diploma de Honra ao Mérito, realizada na Câmara Municipal. A homenagem foi uma indicação do vereador José Carlos Porsani (PSDB) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Após a exibição de vídeo que contou com depoimentos emocionados de amigos e familiares, Porsani ocupou a tribuna para enaltecer Bernal como “exemplo de honestidade e perseverança”. O deputado estadual Roberto Massafera (PSDB) fez coro ao vereador: “As pessoas devem seu sucesso aos obstáculos vencidos. Nós de Araraquara, de São Paulo, do Brasil, precisamos de pessoas como você”, frisou. O prefeito municipal Edinho Silva (PT) relembrou o início da amizade com o homenageado, na infância, e ressaltou a importância da atuação do profissional nas grandes e pequenas obras realizadas na cidade nesta e em outras gestões. “Independentemente de posições políticas, todos os prefeitos tiveram em você uma âncora”, afirmou. O presidente da Câmara Municipal, vereador Jeferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), ressaltou que o título de Honra ao Mérito é a maior honraria que alguém, nascido em Araraquara, pode receber. “Você tem prestado um serviço de grande relevância ao município e enche de orgulho a Câmara Municipal”, pontuou. Também estiveram presentes os vereadores Lucas Grecco (PSB), Rafael de Angeli (PSDB), Dr. Elton Negrini (PSDB), Elias Chediek (MDB), Paulo Landim (PT) e Juliana Damus (PP), a deputada estadual Márcia Lia (PT), e secretários municipais.


Sobre o homenageado

João Luís Bernal nasceu em 1961, em Araraquara. O filho de João e Arcília teve uma infância pobre e difícil e, para auxiliar no sustento da família, começou a trabalhar muito cedo; cedo mesmo, aos oito anos. Foi engraxate, vendeu coxinhas, verduras, sorvetes, limão, brinquedos de madeira, foi entregador de jornal, e tudo isso sendo apenas uma criança.


Sua vida profissional, de verdade, foi praticamente toda a serviço da Prefeitura. Começou aos 14 anos, em 1976, como varredor de rua, com as carrocinhas puxadas por burros. Depois da varrição, Bernal passou a trabalhar no prédio central servindo café e entregando documentos. Passou a se envolver em outros trabalhos e aprendeu a desenhar, observando os engenheiros da prefeitura. Passou a trabalhar como desenhista informalmente, e, com o dinheiro extra que ganhava, pagou a faculdade. João é casado com Margarete e tem duas filhas Larissa e Andressa.

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter