top of page

Notícia

Alunos do 8° ano visitam a Câmara Municipal através de projeto da Escola do Legislativo



A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara organizou, na quinta-feira (10), um Visite a Câmara com os alunos do 8º ano da Escola Estadual “Dorival Alves”.

O projeto é de uma resolução da Câmara, que a Escola é responsável, e tem a ideia de contribuir para aproximar a população da Casa de Leis”, ressaltou a diretora da EL, Ana Paula Escamilha.

Os alunos foram recepcionados pelo presidente da Escola, vereador Rafael de Angeli (PSDB), pelas assistentes técnicas Alicia Gimenez, Bruna Cardoso Brasil e Ana Paula Escamilha, e pelos vereadores Elias Chediek (MDB) e Roger Mendes (Progressistas). Assistiram a uma palestra para depois conhecerem as dependências do prédio da Casa de Leis. Na demonstração, as membras da EL explicaram os três poderes que regem o país: Executivo, Legislativo e Judiciário.


Com o foco maior no trabalho do vereador, Bruna falou sobre as responsabilidades e competências dos parlamentares, como a de fiscalizar o Executivo. Ela ainda ressaltou a importância de eles terem o conhecimento da função de cada poder, para poderem votar com consciência quando chegar a hora.


“É importante que os estudantes tenham conhecimento que nossa função é a de fiscalizar e que os projetos de leis que saem da Casa não podem gerar ônus para a Prefeitura, para que eles saibam o que podem exigir de nós, parlamentares”, disse Angeli.

Bruna também discorreu sobre os eventos que acontecem na Câmara e são abertos ao público, como as sessões ordinárias e cidadãs, audiências públicas e as palestras organizadas pela EL. Ainda falou sobre as tribunas populares, nas quais a população se inscreve para falar sobre assuntos que julga pertinentes para a cidade.


Os alunos se mostraram interessados e consideraram a visita uma forma importante de conhecer o poder Legislativo. “Acrescentou muito mais conhecimento sobre os três poderes. Aprendi que aqui é muito parecido com o grêmio da escola, que busca interligar a direção com os alunos. Quem faz parte do grêmio, passa as necessidades dos estudantes para a diretoria, e é isso que acontece entre os vereadores e o prefeito”, relatou a aluna Gabrielle Espineli Gagliardi Mauri.


Visite a Câmara


O projeto Visite a Câmara foi instituído pela Resolução n° 383, de 4 de agosto de 2010. As visitas eram organizadas pela Mesa Diretora, mas passaram a ser parte das atividades da Escola do Legislativo em 2013, quando foi criada.

bottom of page