top of page

Notícia

Após transtornos causados por chuvas, moradores do Portal das Laranjeiras pedem melhorias no bairro

  • nsmatias
  • há 23 horas
  • 3 min de leitura

Situação crítica de algumas vias foi apresentada em reunião com vereadores e representantes da Prefeitura.


Reunião

Os problemas causados pelas chuvas nas vias do Portal das Laranjeiras, bairro de chácaras próximo à Rodovia Washington Luís (SP-310), motivaram uma reunião de moradores com o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli, a 1ª secretária da Mesa Diretora, vereadora Geani Trevisóli, e representantes da Prefeitura de Araraquara.

 

Para ouvir as reclamações dos moradores, estiveram presentes no bairro o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Valter Rozatto, o ''Laxixa'', e o subsecretário de Obras Públicas, Ernesto Vellosa.

 

As fortes chuvas deste início do ano estão causando transtornos para a população residente no local, de acordo com os relatos. Fortes enxurradas têm levado água para dentro de chácaras, e algumas vias estão intransitáveis. A falta de zeladoria também faz com que o mato esteja alto em alguns locais.

 

''Laxixa'' reconheceu que os bairros de Araraquara que não possuem asfalto enfrentam situação crítica neste período de chuvas. Ele explicou que a Prefeitura tem dificuldade de garantir a manutenção em todos os locais necessários, por falta de equipamentos suficientes. O secretário, porém, garantiu que o Executivo irá socorrer os moradores daquela região emergencialmente, com medidas paliativas.

 

O chefe da pasta de Obras também destacou que nenhum loteamento de Araraquara é atualmente aprovado sem a estrutura necessária: pavimentação, galerias de drenagem e iluminação. O que não é o caso do Portal das Laranjeiras, que foi feito sem a infraestrutura — essa exigência surgiu no início dos anos 2000, a partir de uma mudança na legislação, segundo o secretário.

 

Para a pavimentação de todos os bairros sem asfalto na cidade, seriam necessários mais de R$ 200 milhões, de acordo com os representantes da Prefeitura. Desse valor, R$ 17 milhões seriam apenas para o Portal das Laranjeiras.

 

Uma alternativa que está sendo estudada pelo governo municipal, para ser executada nos próximos meses, é a utilização de fresa asfáltica (raspas de asfalto) nas vias do bairro, em parceria com uma empresa que realizaria esse serviço.

           

Indicações

 

A partir das demandas apresentadas na reunião, Angeli encaminhou sete Indicações à Prefeitura. Um dos pedidos do vereador é a desobstrução e limpeza na extensão da Avenida Edel Michetti. ''A avenida está obstruída, agravando alagamentos em dias de chuva devido à proximidade com a represa, o que isola moradores e compromete a mobilidade'', afirma.

 

Um documento pede atenção com a Avenida José Belotte, ''onde a água desce com grande força e invade residências no trecho final''. Na mesma via, o parlamentar alerta para a necessidade de limpeza constante. ''O crescimento rápido do mato ao longo da avenida prejudica a visibilidade dos motoristas na rodovia de acesso ao bairro, elevando significativamente o risco de acidentes'', explica.

 

Outra via citada especificamente é a Rua Izaltina Cunha dos Santos, onde Angeli aponta a necessidade de vistoria. ''Moradores estão utilizando parte da via pública como horta e para criação de animais, além de descarte irregular de entulho nas proximidades, configurando uso indevido do espaço coletivo e risco sanitário'', relata o vereador.

 

Os demais documentos pedem melhorias gerais para o Portal das Laranjeiras, como é o caso do nivelamento das ruas. ''Serviços essenciais, como ônibus e coleta de lixo, deixam de entrar no bairro em dias críticos, causando perda de aulas para crianças dependentes do transporte escolar''.

 

O parlamentar também solicita a reimplementação de lombadas no bairro. ''Segundo relatos, há oito anos, foram removidas lombadas sem reposição posterior, resultando em aumento perigoso da velocidade dos veículos nas ruas internas, elevando riscos de atropelamentos e acidentes em área residencial com crianças e idosos'', ressalta.

 

Por fim, Angeli pede vistoria de árvores nas ruas do bairro. ''Há necessidade urgente de poda, pois o excesso de galhos provoca quedas frequentes de energia elétrica, afetando residências e serviços essenciais no bairro'', conclui.

 

''Conversar diretamente com os moradores faz toda a diferença, porque é ouvindo quem vive o dia a dia do bairro que a gente entende de verdade quais são as prioridades. Essa aproximação é essencial para que as demandas não fiquem só no papel e para que possamos levar ao poder público aquilo que a população realmente precisa. Nosso papel é estar presente, escutar, fiscalizar e transformar essas conversas em ações concretas para melhorar a vida de quem mora no local'', conclui o vereador Rafael de Angeli.


6/2/2026

1 comentário


Cris Rossi
Cris Rossi
há 5 horas

Parabéns Rafael pelo excelente trabalho que tem feito!

Curtir

   2017-2025 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • X
bottom of page