Notícia

Bancada do PSDB cobra recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto


Requerimento aprovado na sessão dessa terça-feira (10) de autoria dos vereadores Jéferson Yashuda Farmacêutico (presidente), José Carlos Porsani, Rafael de Angeli e Dr. Elton Negrini, que formam a bancada do PSDB na Câmara, pede informações à Prefeitura sobre as providências adotadas pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) para a recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que atualmente enfrente diversos problemas e opera abaixo da eficiência prevista por órgãos de controle da área ambiental.


Porsani e Yashuda estiveram na ETE e verificaram que há equipamentos quebrados e grande acúmulo de lodo nas lagoas de decantação, lodo esse que acaba se espalhando para as lagoas de aeração, comprometendo os aeradores – máquinas com motores usadas para levar oxigênio e iniciar o processo de limpeza -, que perdem muita potência e quebram com facilidade.


Os vereadores do PSDB enfatizam que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) prevê uma eficiência da Demanda Bioquímica de Oxigênio de 60% e a Companhia Ambiental do Estado De São Paulo (Cetesb) determina 80%. Esse índice da ETE de Araraquara já chegou a 85% e, atualmente, está em 65%.


O PSDB questiona quais as providências adotadas pela autarquia para que a ETE volte a operar com a eficiência desejada, acima de 80%. Além disso, cobram providências para que a via de acesso à ETE receba melhorias, pois se encontra em situação precária.

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook