Notícia

Câmara Municipal aprova doação de imóvel ao Instituto de Química da Unesp

Projeto que altera lei autorizando doação de imóvel à Escola Adventista de Araraquara também foi aprovado


No ano de 1996, a Prefeitura de Araraquara deu permissão de uso de uma área, no Jardim Santa Lúcia, ao Governo do Estado, que lá construiu uma escola. Há 19 anos, o Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp - passou a ocupar o espaço instalando o Centro de Ciências de Araraquara. No local, foram construídos laboratórios de Química, Astronomia, Biologia, Física, Matemática e Minerais, e um Salão Interativo de Física.


O Centro é utilizado para estímulo da experimentação no ensino de Ciências para alunos de escolas dos ensinos fundamental e médio, além de capacitação de professores e diversas outras atividades. Na Sessão Ordinária realizada na noite desta terça-feira (27), os vereadores aprovaram a doação definitiva da área ao Instituto.

A Câmara também aprovou a alteração da lei que autorizava a doação de um imóvel à Instituição Adventista de Educação e Assistência Social (Escola Adventista de Araraquara). No mês de novembro do ano passado, a Casa de Leis havia autorizado a Prefeitura a proceder à doação de uma área com 5.361 metros quadrados, na Vila Xavier, na mesma quadra do atual Centro de Artes e Ofícios, para que a entidade desenvolvesse seus projetos sociais e educacionais. No entanto, no projeto do ano passado constava o CNPJ da entidade mantida e não da mantenedora, como é o correto.


Para possibilitar a concretização da doação, era necessário que essa correção fosse feita. A partir de agora, os agentes de trânsito do município devem passar a utilizar um sistema de rádio digital na comunicação com a Central de Atendimento para reportarem problemas no trânsito ou descreverem outras tarefas da fiscalização. Isso será possível, já que os vereadores aprovaram a abertura de um crédito no valor de R$ 93 mil para a aquisição de 12 rádios móveis digitais, cinco rádios portáteis digitais, 15 baterias para esses rádios e uma antena colinear dupla. Com o objetivo de promover a compreensão sobre a importância da alimentação adequada em todas as fases da vida, o vereador Roger Mendes viu aprovado seu projeto que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos a Semana de Conscientização da Alimentação Saudável, a ser realizada anualmente na semana que incluir o dia 16 de outubro.  


Requerimentos

As bancadas do PSDB, PMDB, PPS, PSB e PRB pediram informações à Prefeitura sobre abertura de créditos, anulações de dotações orçamentárias e publicações de Decretos Municipais. O vereador Lucas Grecco solicitou informações ao Executivo sobre procedimentos envolvendo ocupação e desapropriação de moradias de loteamentos populares. O requerimento do vereador Rafael de Angeli pediu informações à Prefeitura sobre a organização e realização dos Jogos Universitários de Comunicação e Artes – JUCA 2017, em Araraquara. Angeli também solicitou detalhes sobre a prestação de serviço de transporte escolar no município. A vereadora Juliana Damus pediu informações à Prefeitura sobre procedimentos na ocupação de postes nas vias públicas para os serviços de telefonia e internet. Juliana também solicitou para que sejam oficiadas diversas autoridades, manifestando apoio à inclusão da categoria de agentes penitenciários, nos moldes das forças policiais, na Reforma Previdenciária.  


Arquivo Histórico

Foram aceitos três pedidos de inclusão, no Arquivo Histórico da Câmara, de matérias jornalísticas publicadas na imprensa. O pedido do vereador Rafael de Angeli foi para a matéria publicada no jornal “O Imparcial”, com o título “Alex Viana conquista ouro na classificatória do Open Brasil”. O pedido do vereador Elias Chediek foi para a matéria publicada no jornal "Folha da Cidade", com o título “Padre Baldan falece após 34 anos de sua vida dedicada à comunidade de Araraquara”. E o pedido do vereador José Carlos Porsani foi para matéria publicada no jornal “Folha da Cidade”, intitulada “Lions Fonte Luminosa renova parceria com município para projeto de tratamento de tabaco”.  


Tribuna Popular

Robison Luis de Godoi e Edinaldo Henrique Ferreira, credenciados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro de Araraquara, falaram sobre o tema "Reformas trabalhista e previdenciária e greve geral". Já Eduardo Maffud Cilli, credenciado pelo Instituto de Química do Campus de Araraquara da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, participou da Tribuna Popular acompanhado do coordenador do Centro de Ciências, Rodrigo Fernando Costa Marques. O diretor do Instituto abordou o tema "Doação do terreno em que está localizado o Centro de Ciências de Araraquara para a Unesp".

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter