Notícia

Câmara Municipal participa do Jantar ‘Apaexonados’

Evento faz parte da programação ‘Setembro Verde’, que tem como objetivo dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência

Na noite de sexta-feira (14), na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), ocorreu o Jantar “Apaexonados”, que faz parte da programação da campanha “Setembro Verde”, projeto de autoria do vereador Roger Mendes (Progressistas). O objetivo da campanha, que ocorre durante todo o referido mês, é, segundo o parlamentar, conscientizar a população sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência. Mendes agradeceu ao presidente do Legislativo, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), a honra de poder representar a Câmara Municipal em um evento que para ele tem grande significado. Também aproveitou para agradecer Elisa Santos, assessora para politicas públicas para deficientes; amigos e servidores da Casa de Leis; através de Nenê Ferrenha, toda diretoria da Apae e funcionários; todos os colaboradores e empresários; e as senhoras que prepararam o jantar. Yashuda aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da iniciativa de Mendes e a seriedade com que a Apae realiza seu trabalho. Durante o evento, o presidente da Apae, Nenê Ferrenha, disse que há muitos anos a meta é ampliar o trabalho da entidade e que só tinha a agradecer a parceria e colaboração de todos.


Cidade inclusiva

Presente no evento, o prefeito Edinho Silva (PT) saudou, em nome da diretora da Apae, Adriana Biasiolo, todos os profissionais da entidade, e, através de Fátima Bergamin, da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), todas as entidades empresariais e a assessora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Elisa Santos, que tem cumprido um papel importante e trabalhado na construção da cidadania para as pessoas que vivem com deficiência. O chefe do Executivo disse a todos os presentes, e, principalmente, ao autor do projeto, Roger Mendes, que devemos fazer com que a cada ano o “Setembro Verde” cresça, se amplie e que consiga ter um alcance maior. “Que possamos mostrar para sociedade que quando nós nos propomos a construir uma sociedade que seja democrática esta tem que pressupor igualdade de oportunidade, senão não é democrática”. Edinho ressaltou que deseja que Araraquara seja um símbolo de uma cidade que seja inclusiva, que supere não somente as limitações físicas, mas o preconceito e a discriminação. “A pior forma de preconceito é o preconceito velado, que limita o acesso às oportunidades”, disse, acrescentando que a Câmara foi extremamente feliz, pois foi uma iniciativa do Roger Mendes, mas que foi aprovada por todos os vereadores. A campanha está sendo realizada em parceria entre entidades como Apae Araraquara, Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), Instituto Idioma Surdo, Câmara, Prefeitura, por meio da Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef). Durante o jantar, Roger Mendes deu destaque a uma das palestras da programação e que ocorre no dia 28, às 14h30, na Apae, intitulada “Quais são os desafios para a pessoa com deficiência?”, com o psicólogo Frederico Yamada.


Também estiveram presentes ao Jantar “Apaexonados” os vereadores Elias Chediek (MDB), Lucas Grecco (PSB), Juliana Damus (Progressistas), Paulo Landim (PT), Rafael de Angeli (PSDB), Toninho do Mel (PT), Zé Luiz (PPS) e Gerson da Farmácia (MDB).

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter