top of page

Notícia

Campanha de doação de leite humano começa nesta sexta-feira

Lei que instituiu a data comemorativa é de autoria do vereador Rafael de Angeli


Amanhã (19) é dia de solidariedade em Araraquara. A cidade se engajou na campanha internacional que lembra a importância da amamentação para o desenvolvimento saudável das crianças, com a criação do Dia Municipal de Doação do Leite Humano, a ser comemorado em 19 de maio, como a data internacional.

A campanha de doação ocorrerá nesta sexta-feira (19) e no sábado (20), das 9h às 11h30, no Posto de Coleta de Leite Humano Sely Lauand. “É um gesto simples, que pode ser realizado, potencialmente, por qualquer mulher que esteja amamentando, contanto que seja saudável e não tome nenhum medicamento que interfira na amamentação e na doação”, explica o vereador Rafael de Angeli (PSDB), autor da lei que instituiu a data municipal. Ele conta que sua inspiração para a propositura foi uma matéria publicada no portal da Prefeitura em fevereiro. “A notícia informava que a necessidade de leite é grande, pois os estoques da cidade estão muito baixos”, recorda.


No texto, a nutricionista Natalya de Souza Borges, da Gota de Leite, pontuava: “O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê, por isso é importante para todos os recém-nascidos, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe”. Ela acrescentava que bebês que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação têm mais chances de se recuperarem e de terem uma vida mais saudável.


O leite que chega ao Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite é destinado às crianças da UTI Neonatal da Gota e do Hospital São Paulo. São priorizados os bebês prematuros e os que estão abaixo do peso e não sugam as mamas voluntariamente. O leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP) antes de ser ofertado a uma criança.


Serviço:

O Posto de Coleta de Leite Humano Sely Lauand fica na Rua Carlos Gomes, 1610, no Centro.


Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com horários pré-agendados para triagem e doações.


As doações desta sexta-feira e deste sábado ocorrerão das 9h às 11h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3305-1530.


bottom of page