top of page

Notícia

Campanha de doação do leite humano promove conscientização e cultura

Vereador Rafael de Angeli acredita na divulgação do tema em busca de resultados


Na manhã de sábado (18), no Parque Infantil, ocorreu a celebração do Dia Municipal de Doação do Leite Humano em Araraquara. O evento, iniciativa da Fungota, teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação do leite materno.

Um dos motes do evento foi a Lei Municipal nº 8.933, de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB), que instituiu e incluiu no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o Dia Municipal de Doação do Leite Humano, a ser comemorado anualmente no dia 19 de maio. A responsável técnica pelo Posto de Coleta de Leite Materno na Gota de Leite, Ester Bergamini, explicou o porquê é importante que mães doem o leite para o banco do hospital. “O leite que coletamos é destinado às crianças da UTI Neonatal da Gota e do Hospital São Paulo. Na maioria dos casos, são bebês prematuros, que estão abaixo do peso, e que não sugam as mamas voluntariamente”.

As mães que quiserem fazer a primeira doação podem comparecer à Maternidade Gota de Leite, onde se localiza o Posto de Coleta de Leite Humano, na Rua Carlos Gomes, 1.610, Centro. O posto funciona de segunda a sábado, das 7h às18h30, para realização do cadastro. Após o cadastro, são realizadas coletas domiciliares do leite doado. A doação é importante, visto que a cidade de Araraquara é referência regional como Maternidade, tendo alto fluxo de pacientes. Mais informações pelo telefone (16) 3305-1530. Mayara Assoni, coordenadora do Posto de Coleta, ainda frisou que algumas condições interferem na qualidade do leite humano:  “O uso de alguns medicamentos, doenças infecciosas, tabagismo, bem como o uso de drogas comprometem o que deveria ser o alimento ideal  para o recém-nascido, por isso, é importante que exista o banco de leite”. O vereador Rafael de Angeli destacou que o evento é uma oportunidade para esclarecer os mitos e tirar as dúvidas sobre a doação do leite humano. “A realização da campanha em um local tão movimentado possibilita que muita gente que desconhece a importância da doação, entenda como funciona. É muito bonito ver que, a partir da conscientização, cada vez mais mães ajudam a manter a vida de inúmeros recém-nascidos”.

Participação do Projeto Guri


Quem também abrilhantou o evento foram os estudantes do Projeto Guri. Cerca de 30 alunos se apresentaram em uma orquestra com ritmos para todos os gostos. Para a coordenadora do projeto em Araraquara, Graciela Reche, a participação foi importante para chamar a atenção do público para a conscientização da causa, mas, também para os alunos, que tiveram a oportunidade de se apresentarem para a comunidade local.   Confira mais fotos aqui.

bottom of page