Notícia

Caps II atua para diminuir número de internações

Vereador Rafael de Angeli esteve na unidade para verificar o serviço e dar mais visibilidade à saúde mental em Araraquara

Com oficinas de dança, artes, culinária, e outras atividades terapêuticas, o Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II), localizado no Jardim Primavera, atua para diminuir o número de internações por transtornos mentais e acolher os pacientes em um ambiente familiar. O vereador Rafael de Angeli (PSDB) visitou o local, na sexta-feira (1), a fim de entender melhor as demandas do serviço. O Caps II realiza cerca de 70 atendimentos diários e trata aproximadamente 40 pessoas em uso de medicação assistida. “Além dos pacientes, nós também trabalhamos com a família para que ela saiba como auxiliar no tratamento e acolher o familiar doente em casa”, afirmou a psiquiatra Kátia Comito.

Demandas

Segundo os servidores, apesar da situação ter melhorado em relação a contratações de profissionais e recebimento de medicações, o local ainda precisa de algumas adequações, sendo uma estrutura física mais ampla a principal reivindicação. “Essa casa já está pequena para nós, mas precisamos de um espaço que mantenha essa característica acolhedora”, destacou a técnica de enfermagem Sílvia Mara Machado de Oliveira. A contratação de agentes administrativos também é necessária para a organização do serviço. “Há muitos arquivos e prontuários a serem organizados, além do serviço de atendimento de recepção exigir bastante atenção. Já tivemos três agentes e hoje contamos com apenas um”, relatou Kátia. Em conversa com alguns pacientes, Rafael recebeu sugestões referentes à oportunidade de trabalho para pessoas em tratamento da saúde mental. “Precisamos de abertura nas empresas para termos uma vida mais digna, mesmo que seja apenas com um salário mínimo”, explica um dos pacientes que estava em uma roda de conversa com o vereador. Material para artesanato e alimentos para aula de culinária são outras reivindicações. Os próprios pacientes e funcionários, de comum acordo, contribuem financeiramente para a realização de tais atividades. O vereador encaminhará as demandas à Prefeitura. “O serviço aqui é de excelência, mas precisa de alguns ajustes. Faremos o possível para auxiliar ao máximo. Também queremos ser ponte para desenvolver a oportunidade que eles precisam no mercado de trabalho. Cobraremos providências do Executivo.” Vale ressaltar que o Caps II não atende situações de emergência e surto, que devem ser encaminhadas às UPAS. Os atendimentos devem ser solicitados pelas unidades de saúde (postinhos).

Caps II

Endereço: Avenida José Ziliolli, nº 491, Jardim das Roseiras. Horário de atendimento: das 7 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Confira as fotos aqui.

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter