top of page

Notícia

Cooperativa Acácia abrirá as portas para Grupo Escoteiro de Araraquara

Vereador Rafael de Angeli se reuniu com representantes das duas entidades para viabilizar atividade.


Na quinta-feira (4), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve na Cooperativa Acácia, acompanhado por Hugo Pires, representando o Grupo Escoteiro de Araraquara "José Luiz Torquato". Ambos estiveram no local, conversando com a presidente Helena da Silva, para propor uma parceria entre as entidades em prol do meio ambiente.


Anualmente, o grupo, que promove o escotismo na cidade há mais de 40 anos, desenvolve ações relacionadas ao meio ambiente. De acordo com Pires, a ideia é levar as crianças e os jovens até a Cooperativa para a realização de atividades de conscientização e presenciar as vivências de trabalho da instituição.


“O movimento escoteiro tem como ideologia o ‘aprender fazendo’. Nada mais interessante, então, do que mostrarmos de perto como tudo acontece no ‘mundo da reciclagem’ e sobre os impactos reais da ação e do pensar de cada um perante à preservação do meio ambiente. Ao pensar em âmbito local, logo pensamos na Acácia, que faz um trabalho importantíssimo em Araraquara, por isso o convite”, pontuou.

A presidente aprovou o projeto e destacou que o grande motivo da Cooperativa é a sustentabilidade, e que “é preciso conscientizar as pessoas dessa faixa etária sobre a importância de preservar o meio ambiente por meio da reciclagem. Essa parceria será um grande pilar deste objetivo em nossa cidade”.


“Nosso mandato é imerso na proteção ambiental. É um grande prazer criarmos pontes entre instituições que têm a mesma premissa”, ressalta Angeli.

Um novo encontro será agendado para acertar os detalhes da parceria.



Demanda pendente


Atualmente, a Cooperativa conta com 200 trabalhadores e recolhe, por  mês, em média, cerca de 500 toneladas de qualquer resíduo passível de reciclagem, incluindo isopor e óleo comestível, gerado pelos moradores da cidade. No local, os cooperados realizam procedimentos destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para o reaproveitamento. Entretanto, devido à falta de pavimentação asfáltica da Avenida Gervásio Brito Francisco, via que dá acesso à Acácia, o trajeto para chegar ao local não é um dos mais fáceis. Há dois anos, Helena reivindica ao vereador alguma providência. “Reforço o pedido para asfaltar esse caminho”, destacou.


O parlamentar afirmou que continua cobrando ações da Prefeitura:

“Antes de tudo, queremos parabenizar pelo serviço que prestam à população de Araraquara. É bom sabermos que a maioria das coisas que consumimos tem um destino adequado. Em relação à pavimentação, desde que estivemos aqui pela primeira vez, em 2017, no começo do mandato, não deixamos de cobrar os órgãos competentes para que esse problema fosse resolvido, e continuaremos juntos neste objetivo”, ressaltou Angeli.

Participaram do encontro a vice-presidente da Cooperativa, Luciana Aparecida da Silva, e a coordenadora da Coleta Seletiva, Kely Regina Lopes.  


Confira as fotos aqui.

bottom of page