top of page

Notícia

Córrego da Água Branca deverá ganhar projeto de revitalização

Defendida pelo vereador Rafael de Angeli, iniciativa foi discutida em reunião no Daae.


Não é de hoje que a nascente do Córrego da Água Branca, localizada no Jardim Cruzeiro do Sul, sofre com depósito irregular de lixo e entulho, presença de usuários de drogas e ocupação indevida da Área de Preservação Ambiental (APP). Na quarta-feira (22), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve no Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) para discutir a proposta de elaboração de um projeto de revitalização do córrego, afluente do Ribeirão do Ouro.


“Precisamos pensar em algo que estimule a população a preservar o local para que, de fato, eles se sintam parte e responsáveis pela área”, apontou Angeli.

Uma das propostas apresentadas pela diretora de gestão ambiental da unidade, Kátia Castro de Matteo, é fornecer incentivos a moradores que zelem pela região. “Poderíamos eleger alguns fiscais e oferecer descontos na conta de água, por exemplo”, elenca. Tal mecanismo encontra respaldo no princípio ambiental do protetor-recebedor, previsto na lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Na próxima terça-feira (28), técnicos da Prefeitura deverão verificar as principais demandas para traçar o diagnóstico da situação, que deverá embasar o projeto. Classificada como prioritária pela diretora, a revitalização prevê ainda o cercamento da nascente com a construção de pilares de concreto, e o calçamento das áreas não abrangidas pela APP. Paralelamente a isso, a ideia é intensificar as ações de educação ambiental, com a participação da comunidade do entorno e dos estudantes.



Limpeza


Após solicitação do vereador, desde a semana passada as equipes da Prefeitura estão removendo entulhos do local. De acordo com o morador Fábio Soarde, serão necessários ao menos três caminhões para transportar toda a sujeira. Fora isso, foi levantada a possibilidade de instalação de câmeras de segurança e de postes de iluminação para coibir a presença de usuários de drogas. “Não nos sentimos seguros”, frisou.


Confira as fotos aqui.


Leia também:



23/05/2019

bottom of page