Notícia

Empreendedorismos jovem e feminino são temas de reunião no Sebrae

Vereador Rafael de Angeli conversou com gerente da entidade sobre os projetos

No ano passado, foi sancionada a Lei nº 9.776/2019 de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB) instituindo e incluindo no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino, a ser realizada anualmente na semana que compreende o dia 19 de novembro.


“Nesta data, é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. É um dia muito importante para as mulheres e também para o mundo dos negócios. Além da comemoração, a data tem, como principal objetivo, celebrar e apoiar a entrada das mulheres no universo corporativo”, explica o parlamentar, entendendo que o projeto se consolidou em Araraquara a partir da 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras de Araraquara realizada no Parque Infantil em 24 de novembro.


O evento foi organizado pelo grupo Mulheres Empreendedoras de Araraquara (MEA), liderado por Néia Castagini, e contou com palestras, exposição e vendas de produtos de empreendedoras de diversos setores, incluindo gastronomia, artesanato, decoração, beleza, entre outros. O encontro alcançou o seu objetivo: divulgar e fortalecer o empreendedorismo feminino na cidade.

“Essa feira mostrou a força das empreendedoras de nossa cidade, que merecem visibilidade e apoio de toda a comunidade”, avalia Angeli.

Visando à organização do próximo evento, o vereador esteve com Néia na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Araraquara na tarde de sexta-feira (17). Eles se reuniram com Luiz Andia Filho e Luciane Girasolo Frigieri, respectivamente, gerente e analista de negócios da entidade.


Andia comentou sobre diversos projetos de empreendedorismo na vizinha Tabatinga (SP), cidade de apenas 15 mil habitantes. Explicou também sobre o trabalho realizado e os serviços oferecidos pelo Sebrae. “Queremos ser uma peça para ajudar no desenvolvimento do município”.

Para a próxima edição, a ideia é oferecer cursos e treinamentos para essas mulheres empreendedoras. A atividade aconteceria à noite, com um grupo de 15 a 30 pessoas. “É importante que elas tenham acesso a todas as informações e saibam, por exemplo, agregar valor aos seus produtos”, completou Luciane.

Angeli entende que “é imprescindível valorizar e estimular o empreendedorismo, principalmente em grupos específicos da sociedade, como os jovens e as mulheres. O Sebrae é uma instituição referência no assunto e, com certeza, faremos um grande projeto para Araraquara”.

Semana Municipal de Empreendedorismo Feminino


A programação conta com feiras, workshops, palestras, oficinas e outros eventos para divulgar e valorizar as mulheres empreendedoras de Araraquara. Os recursos necessários para a execução da lei são obtidos mediante parcerias com empresas privadas ou governamentais, sem acarretar gastos ao município.


Semana de Incentivo ao Jovem Empreendedor


Outro projeto de autoria do vereador, a Semana de Incentivo ao Jovem Empreendedor também foi discutida durante o encontro. De acordo com a lei, a Semana será celebrada com atividades que incentivem a prática empreendedora, como palestras, seminários, reuniões, oficinas de trabalho e outros eventos que promovam a difusão do espírito empreendedor e fortaleçam ações de entidades do município.

“O desejo é enaltecer o jovem empreendedor ou empresário por seu arrojo, inovação e destaque no mercado de trabalho, incentivando outros jovens a seguirem o mesmo caminho”, explica Angeli.

A atividade está prevista para ser realizada na primeira semana do mês de agosto, com recursos obtidos mediante doações e campanhas, além de parcerias com as universidades locais.


Sobre o MEA


Formado há quase dois anos, o grupo Mulheres Empreendedoras de Araraquara conta com aproximadamente 759 participantes, além de mais de 1.300 curtidas na página do grupo no Facebook. Mensalmente, as integrantes se encontram na Biblioteca Municipal e participam de palestras e bate-papos.

"Esses eventos são voltados ao conhecimento e ao crescimento das mulheres. Trazemos palestrantes de outras cidades, com outras culturas de empreendedorismo. O grupo visa a passar informações e auxiliar a mulher a começar e a fortalecer o seu negócio", explica Néia.

Confira mais fotos aqui

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook