top of page

Notícia

Melhorias estruturais no Creas Girassóis são reivindicadas pelo vereador Rafael de Angeli

Local foi visitado e fiscalizado pelo parlamentar, que constatou banheiros interditados por problemas em caixas d’água e necessidade de reforma no prédio.


O vereador Rafael de Angeli visitou a sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Girassóis e constatou banheiros interditados por problemas em caixas d’água e a necessidade de reformas estruturais no imóvel, localizado no Santana.


Por meio do Requerimento nº 339, enviado à Prefeitura, o parlamentar questiona qual o prazo previsto para o início das obras, qual o orçamento estimado, quais melhorias serão realizadas na estrutura interna e externa e como será realizado o atendimento às famílias que necessitam dos serviços do Creas durante o período de reformas.


Angeli foi ao Creas para vistoriar e fiscalizar o local após receber denúncias. O vereador foi recebido pela gestora da unidade, Mônica Fernanda Favoretto da Silva, e pelo gerente de Proteção Social Especial, Caetano Gonçalves.



Dos sete banheiros localizados no Creas, quatro estão interditados por problemas em duas das quatro caixas d’água existentes no prédio (as outras duas estão funcionando). A equipe da unidade informou que é necessária a troca do madeiramento que faz a sustentação das caixas d’água. O problema se arrasta desde o final do ano passado.


Outras reformas também são necessárias, como reparos no telhado, limpeza de calhas, poda de árvore, substituição de pisos e azulejos e correções de infiltrações.


"Estamos exercendo o nosso papel de fiscalização e questionando a Prefeitura sobre a demora na resolução dos problemas estruturais no Creas. O trabalho desenvolvido pela unidade é fundamental e necessita de uma estrutura adequada para a sua equipe de profissionais e para os usuários", afirma Angeli.


O Creas possui cerca de 30 funcionários, como psicólogos, assistentes sociais e o corpo administrativo. Entre 200 e 300 famílias de todas as regiões de Araraquara são atendidas por mês pela unidade. O encaminhamento é feito pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), por outros órgãos da rede municipal, pelo Conselho Tutelar e pela Justiça.


O Creas tem foco nos casos em que ocorre violação de direitos e risco social, como negligência, abandono, violência física e violência psicológica. Os principais atendidos são crianças, adolescentes (incluindo em medida socioeducativa), idosos e pessoas com deficiência. Oficinas de cultura e de esportes estão entre as atividades desenvolvidas com o público acolhido pelo Creas.


"O Creas é uma importante unidade para o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade em nossa cidade. É fundamental que sua estrutura esteja adequada para receber os profissionais e usuários. Continuaremos acompanhando de perto e cobrando da Prefeitura a solução dos problemas estruturais apresentados, para que o atendimento às famílias não seja prejudicado e a equipe possa desenvolver seu trabalho de forma segura e adequada", esclarece o vereador Rafael de Angeli.


4/5/2023

bottom of page