top of page

Notícia

Meninos da Praça movimentam Yolanda Ópice

Vereador Rafael de Angeli conversa com treinador sobre as demandas do time de futebol

Há quase um ano, todas as segundas, quartas e quintas-feiras, a Praça “Paulo Mascia”, no Yolanda Ópice, ganha vida. É quando ocorrem os treinos dos “Meninos da Praça”, um grupo de 75 garotos e garotas de idades entre 7 e 17 anos, liderados pelo treinador, José Antônio Pereira de Carvalho, o “Zezinho”. O vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve na praça durante um treinamento na segunda-feira (6) e conversou com Carvalho sobre as necessidades do projeto. “Embora não falte entusiasmo e boa vontade ao grupo, algumas melhorias seriam bem-vindas, tanto em termos de espaço quanto de material”, avalia o parlamentar.

As principais solicitações referem-se à estrutura. “Precisaríamos de uma reforma no campo e na quadra, além de um bebedouro para os meninos. Outro ponto é a iluminação, porque a praça só tem dois postes, é muito escura para fazer qualquer atividade mais tarde. Também seria bom podar as árvores que estão afetando a iluminação”, explica o treinador. A maior parte do material usado nos treinos é fruto de doações. “Cones, luvas, bolas, chuteiras, coletes, vem tudo de pessoas que veem o nosso trabalho e querem colaborar”. Para as primeiras camisetas, contaram com patrocínio, e o uso é comum. “Oriento a meninada a cuidar bem da camiseta, porque, se um dia saírem do time, o uniforme passará para outra pessoa, e precisará estar em bom estado. Eles compreenderam e abraçaram a ideia”. O morador Erik Fernando é um dos admiradores do trabalho de Carvalho: “Ele está tirando os meninos da rua e contribuindo para a revitalização desta praça, que já foi muito conceituada, tendo sido, inclusive, referência para escolas de samba, como a Deixa que Digam e a Aradum. Aqui também, durante 30 anos, o Robertão “Telê”, desta rua, fez a tradicional festa do Dia das Crianças do Yolanda, que todos os moradores mais antigos recordam com carinho. Agora estamos acompanhando esse trabalho tão importante do treinador Zezinho. A praça estava abandonada antes de eles assumirem. Que bom que existem pessoas como ele”.

Os Meninos da Praça agitam o bairro


Carvalho conta que a atividade nasceu por acaso, em julho de 2018. “Sempre vinha jogar bola com meu filho no fim de semana. Um dia, veio um menino pedir para jogar com a gente, depois mais dois. Eles me pediram para continuar passando treino para eles. Pensei um pouco e resolvi aceitar o desafio. Aí abrimos as portas para todos os que quisessem entrar, e hoje estamos com esse grupo grande”. Todos os sábados, os Meninos da Praça recebem times de outros bairros da cidade no seu campo. O treinador também proporciona aos pequenos atletas momentos de lazer. Eles já visitaram a Arena da Fonte e o Posto Bambina. Além disso, participaram, recentemente, de uma peneira do Corinthians em Matão (SP). “Levamos 32 meninos e um passou na seleção”, conta o professor. O time também movimenta o bairro. Os próprios pais dos atletas ajudam a limpar a praça, roçar o mato e cuidar das plantas. A comunidade participou com sucesso da primeira Plenária do Orçamento Participativo, pedindo a revitalização da praça. A reivindicação será defendida na Plenária Regional. As mulheres do bairro já estão pedindo aulas de zumba. E para o Dia das Mães, os meninos prepararam um encontro de futebol e café da manhã, com direito a declamação de poesias e medalhas para as homenageadas. “Vamos ajudar a divulgar o projeto. Ficaremos na torcida para que eles consigam a revitalização da praça no OP e, enquanto isso, enviaremos indicações à Prefeitura, solicitando os serviços de zeladoria necessários. O trabalho desenvolvido pelo Zezinho com os meninos é admirável e merece todo o nosso apoio”, conclui Angeli.  


Confira as fotos aqui.

Comments


bottom of page