top of page

Notícia

Projeto Guri celebra Dia da Música na Praça Santa Cruz


A tarde do dia 26 de junho foi significativa para entusiastas da música. Em comemoração ao Dia Mundial da Música, o Projeto Guri preparou uma série de atividades ligadas ao tema para chamar a atenção de quem passava pelo Centro da cidade, mais especificamente pela Praça Santa Cruz.

Um dos participantes do evento foi o vereador Rafael de Angeli (PSDB), que também tem uma história especial com a música: há 23 anos, ele faz parte da banda Canal da Graça, com a qual gravou quatro CDs e um DVD.


“No começo cantava apenas na Igreja, em missas, celebrações e encontros da Igreja Católica. Aos poucos fomos chamados para shows em todo o Brasil, onde percorremos, literalmente, os quatro cantos do país. Até hoje continuamos com este trabalho, que encaramos como uma missão, principalmente cantando nas missas das Paróquias Nossa Senhora do Carmo e Sagrada Família, aqui mesmo em Araraquara”, conta o parlamentar.

O Dia da Música é celebrado mundialmente. O evento organizado pelo Projeto Guri em Araraquara contou com apresentações musicais e teatrais, show de talentos e curiosidades sobre instrumentos musicais. A atividade fez parte do projeto Guri Participativo, um programa criado para estimular a autonomia e a participação ativa dos estudantes do Projeto Guri dentro e fora da sala de aula, com o objetivo de dar voz a crianças, adolescentes e jovens, incentivando o exercício da criatividade e da cidadania.


Para Angeli, “celebrar o Dia Mundial da Música é alimentar uma cultura que mexe muito com a vida de todos. Eu, por exemplo, sou movido a música. O Projeto Guri faz isso com maestria e precisa de todo o nosso apoio”.


Sobre o Projeto Guri


Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

bottom of page