top of page

Notícia

Tecnologia para notificação de exposição à Covid-19 não é utilizada em Araraquara

Vereador Rafael de Angeli solicita esclarecimentos sobre falta de registros na região de tecnologia desenvolvida pela Apple em parceria com o Google e que já está em funcionamento no Brasil desde maio de 2020.


O vereador Rafael de Angeli (PSDB) solicitou, via Requerimento nº 1098, esclarecimentos à Prefeitura sobre o não fornecimento, em nossa região, de token específico para a tecnologia Application Programming Interface (API), de notificação de exposição da Covid-19 nos sistemas operacionais iOS (iPhones) e Android, que permite às autoridades de saúde pública oferecerem aplicativos que podem alertar os usuários quando expostos ao vírus.


Segundo o parlamentar, ao testar positivo para a Covid-19, em novembro de 2020, ele mesmo tentou fazer o registro no site "Valida Coronavírus SUS", do Ministério da Saúde, para gerar o token exclusivo e, posteriormente, informar anonimamente pessoas que poderiam ter tido contato com ele, por meio da tecnologia mencionada, mas a informação obtida foi: "Não encontramos nenhum teste positivo a Covid-19 na base de dados do Ministério da Saúde. Procure a Unidade de Saúde mais próxima para regularização".


Mediante o fato descrito, Angeli requereu explicações documentadas, informando o motivo pelo qual a cidade de Araraquara não está utilizando essa ferramenta.


"A tecnologia é muito importante no combate à Covid-19, pois os dados de movimentação podem ser úteis para governos e autoridades de saúde na proteção de populações de alto risco, além de servirem de base para novas políticas públicas, ao indicar a variação no número de pessoas dirigindo, caminhando ou usando o transporte público nas comunidades", explica Angeli.



21/01/2021

bottom of page