top of page

Notícia

Vereador acredita no projeto 'Adote o Verde'

De acordo com Rafael de Angeli, "o projeto conhecido como 'adote uma praça' ou 'adote um canteiro', é benéfico para o município e para quem adota"

Os moradores e os síndicos dos prédios nas proximidades das avenidas Pedro José Laroca e Domingos Ferrari Junior, no Jardim Iguatemi, têm a pretensão de cuidar do canteiro central que perpassa a Avenida Pedro José Laroca. Para regularizar a situação, o síndico de um dos prédios chamou o vereador Rafael de Angeli (PSDB) para intermediar a conversa com o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).


Na tarde de segunda-feira (22), o parlamentar esteve no bairro dialogando com o síndico e com Fábio Scalize, gerente de Limpeza Urbana, para que os detalhes fossem esclarecidos. Scalize orientou que seja feito um requerimento no site do Daae, através do programa “Adote o Verde”, que consiste em um cadastro oficial com o qual a pessoa se responsabiliza por cuidar de um trecho verde, como o canteiro em questão. O gerente ainda explicou que o Daae tem a intenção de realizar mensalmente a manutenção dessas áreas, no entanto, como a Prefeitura está sem pessoal para efetuar a poda e a roçada de escolas e postos de saúde, a autarquia tem coberto tais necessidades:


“O Executivo está para dar início a um novo contrato para limpeza de áreas institucionais. Com isso, acredito que conseguiremos fazer a limpeza de canteiros centrais com mais frequência”.

O síndico reclamou também sobre a presença de escorpiões em diversos apartamentos, e questionou se há algum projeto que vise a evitar o aparecimento de animais peçonhentos nas residências da cidade. Angeli explicou que “deve-se capturar o animal, colocá-lo em um recipiente e acionar a Vigilância Sanitária, que irá analisar de onde ele provavelmente saiu, para que, então, possa ser feita a prevenção”. Após a reclamação, o parlamentar destacou ainda que irá cobrar a Prefeitura sobre a manutenção da área institucional do terreno ao fundo de um dos condomínios, além de indicar uma maior divulgação do projeto pela cidade:


“Ideias como essa precisam ser mais divulgadas, pois é um interesse das empresas e também alivia o cronograma de manutenções do Executivo”.

Adote o Verde


No endereço virtual www.daaeararaquara.com.br/gestao-ambiental/adote-o-verde.html, o cidadão que tiver interesse em cuidar de uma área pertencente ao Daae, pode encontrar o modelo do requerimento a ser protocolado no Departamento. Por meio do documento, deve ser esclarecida a área desejada, e o munícipe precisa ter em mãos documentos como o CNPJ. Após protocolado, o requerimento segue para o departamento jurídico do Daae e, em seguida, é enviado à Gerência de Limpeza Urbana, que liberará a área para ter a manutenção realizada pelo requerente.

bottom of page