top of page

Notícia

Vereador apura problemas em posto de saúde do Iedda



Atendendo a quase duas mil famílias, a Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Nicolino Lia”, no Jardim Iedda, foi local de mais uma visita de fiscalização do vereador Rafael de Angeli (PSDB) na tarde de segunda-feira (29). O parlamentar foi recebido pelo agente comunitário de saúde Lúcio Lourenço, que apresentou a estrutura da unidade e as suas principais necessidades. A primeira questão levantada foi a falta de profissionais, principalmente de técnicos em enfermagem. “Precisaríamos de pelo menos mais dois. Temos quatro, mas quando um sai de férias, fica complicado. Além disso, um deles atua apenas meio período, já que é emprestado de outra unidade”, explicou. A USF também precisa de médicos, já que conta com apenas dois, e o da equipe 2 tem ficado sobrecarregado, pois tem muita demanda no período. O agente acredita que mais um ou dois profissionais resolveriam. Mais um agente comunitário de saúde auxiliaria também no trabalho. Andando pela unidade, o vereador detectou outro problema: o compressor de inalação não funciona, no entanto, há um novo que chegou à unidade há quase dois anos. Segundo informações, o equipamento ainda não foi instalado, pois o posto tem sofrido com problemas de segurança e já foi invadido algumas vezes. “Na última vez, quebraram o vidro e arrombaram os armários dos funcionários. A TV que ficava no saguão também foi levada”, relataram algumas servidoras. Lourenço informou que não há retirada de remédios na farmácia da USF, pois não tem uma farmacêutica fixa. “Ela vem duas vezes por semana, faz os kits e depois o motoboy entrega na residência, dentro do programa Saúde em Casa, da Secretaria Municipal da Saúde. Se a pessoa não está, ele leva para o posto do Iguatemi e tem que buscar lá”, detalhou. Funcionários da unidade entendem que há a necessidade de um novo concurso público para os postos de saúde. “Precisamos de enfermeiros, técnicos, dentistas... Muitos profissionais saem e não tem reposição, um tem que cobrir o outro em outra unidade”, afirmou uma servidora, que inclusive não pertencia à unidade, mas estava ajudando devido à falta de funcionários. Angeli destacou a importância de fiscalizar mais uma unidade de saúde do município. “Nossa proposta é visitar as USFs para podermos ouvir os funcionários e levar as demandas à Secretaria de Saúde e à Prefeitura para que a população seja bem atendida”, finalizou.

Centro de Convivência ‘Maria José da Conceição’

Lourenço enfatizou o trabalho de integração com a comunidade realizado pelo posto de saúde. Ao lado da unidade, há um quiosque, inaugurado em 2006, onde são realizados diversos eventos. “Promovemos o Outubro Rosa, e temos também diversas atividades, como a turma de zumba, que já tem 40 pessoas na espera para o início das aulas. É um estímulo para as pessoas virem até aqui e participarem”, pontuou. A principal demanda do local é a necessidade de colocação de uma porta em um dos banheiros.

Sobre a unidade

A USF “Dr. Nicolino Lia” está localizada na Rua Professor Dr. Celso Eduardo de Moraes Barbosa, nº 115, no Jardim Iedda, e realiza os serviços de acolhimento, aplicação, consultas de enfermagem, médica e odontológica, curativos, imunização – vacinas, inalação, teste do pezinho e coleta de exame laboratorial.


O contato pode ser feito pelo telefone 3322-5848 ou pelos e-mails psfiedda@araraquara.sp.gov.br e psfieddaeq2@araraquara.sp.gov.br.

bottom of page