top of page

Notícia

Vereador busca local para obras do Mestre Jorge

Rafael de Angeli se reuniu na Casa da Cultura com coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico

Buscando parceria com a Casa da Cultura para exibir as obras do pai Jorge Brandão Coutinho, o Mestre Jorge, Josmar Brandão Coutinho contou com o apoio do vereador Rafael de Angeli (PSDB). Ambos se reuniram na tarde de segunda-feira (28) com a coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Daniela Aquino, e com o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade.


“Suas obras abordavam a condição do negro na sociedade, a cultura popular. Elas fazem parte do patrimônio da cidade”, afirmou Coutinho, detalhando que são de 75 a 80 obras disponíveis.


A coordenadora entende que é necessário encontrar um local adequado com visibilidade. “Podemos integrar com o Centro Afro. Mestre Jorge é um artista que é referência”, disse. Andrade completou: “bem interessante essa ideia, mas precisamos pensar mesmo melhor na questão do espaço. Temos que analisar quantas obras podem ser abrigadas de forma permanente”.


Daniela salientou a importância de uma visita técnica para verificar as obras disponíveis e estudar o espaço necessário. “Vamos ver a questão documental também, caso se pense em fazer exposições itinerantes pela cidade”, explicou.


Os participantes da reunião agendaram a visita técnica para 8 de junho, quando buscarão definir a questão. “É muito importante preservamos o patrimônio da nossa cidade e as obras do Mestre Jorge retratam muito da nossa história. Tenho certeza que encontraremos um destino para seu trabalho”, finalizou o vereador Rafael de Angeli.

Mestre Jorge

O artista plástico Jorge Brandão Coutinho esculpiu obras em madeira que apresentam cenas do dia a dia. Faleceu em novembro de 2010 e dá nome ao Centro de Referência Afro de Araraquara, que teve nova sede inaugurada no último dia 14 de maio.

bottom of page