top of page

Notícia

Vereador discute projetos na Secretaria de Educação, incluindo primeiros socorros nas escolas

Com diversos pedidos em seu gabinete, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve na tarde de segunda-feira (6) na Secretaria de Educação para debater diversos projetos.

O parlamentar destacou a importância de um curso de primeiros socorros nas escolas municipais para que os servidores saibam como agir em acidentes. Rafael estava acompanhado por uma mãe de aluno, que faz parte de um conselho de pais da escola e de um grupo de mães em uma rede social, que lembrou: “já passei por essa situação com um filho em casa e tive a sorte de ter um marido brigadista, que tinha conhecimentos. Poderíamos realizar um treinamento com os professores”.


De acordo com a mãe, no Centro de Educação e Recreação (CER) onde o filho estuda, há um escorregador próximo a uma sarjeta e canaletas dentro da escola, o que pode causar acidentes. “Criança cai e se machuca. Com o episódio do morango, as mães ficaram desesperadas. Eles passam mais tempo na escola do que dentro de casa. São diversas situações de risco.”


Rafael entende que o projeto é “super válido e é algo de que precisamos. Seria um avanço muito grande. As crianças estão sujeitas a acidentes diariamente e é importante que os servidores das escolas municipais saibam lidar com as mais diversas situações”.


A secretária de Educação, Clélia Mara Santos, afirmou que já está sendo estudado um curso a ser ministrado pelos bombeiros, qualificando professores e diretores para os primeiros socorros. “Os cursos vão acontecer. Precisamos saber como agir em caso de queda, engasgues, machucados, torções e sangramentos. Começaremos pela educação infantil, e faremos uma ampla divulgação desse programa. Em Araraquara, temos unidades de saúde próximas às escolas”, explicou.

Campanha para cadeiras, fraldas e leites

Angeli também levou à secretária a campanha que deverá arrecadar fundos para cadeiras de rodas, leites e fraldas geriátricas, discutida em reunião com o vice-prefeito Damiano Neto (PP) no dia 25 de janeiro. A ideia é arrecadar tampas plásticas de garrafas pet e lacres de latas de alumínio e, com o dinheiro da venda, conquistar fundos para a compra dos materiais. Também participaram do encontro o diretor da Recicla Brasil, Laerte Ribeiro, e a presidente do Fundo das Instituições Sociais de Araraquara (Fisa), Rosana Coelho.


O foco inicial será a divulgação, por meio de folhetos, nas escolas e unidades de saúde do município. “A campanha vai ser lançada pela Prefeitura e a Rosana faria a retirada. Estamos buscando o apoio dos postos de saúde e das escolas do município”, explicou o parlamentar. Clélia disse que será feito um mapeamento dos locais que poderão ser pontos de coleta. “Essas ações são muito válidas, pois ensinam muito as crianças.”

bottom of page