Notícia

Vereador pede apoio para o Cedeface, que enfrenta dificuldades


Com dificuldades para equilibrar receitas, despesas e garantir a oferta de atendimento gratuito para a população de Araraquara em consultas e preparação para procedimentos cirúrgicos em tratamentos ortodônticos, o Centro de Pesquisa e Tratamento das Deformidades Bucofaciais (Cedeface) recebeu a visita do vereador Rafael de Angeli (PSDB), na segunda-feira (17), para conhecer e avaliar como pode contribuir com a manutenção do local.


O parlamentar foi recepcionado pela dentista Karen Cristina dos Santos e pelo presidente do Centro, Dr. Roberto Della Coleta, que explicou que o espaço é mantido através do trabalho voluntário de cerca de dez profissionais, bem como por meio de recursos oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS), além de convênio com a Universidade de Araraquara (Uniara), para oferta de curso de especialização na área de ortodontia.


Atualmente, o Cedeface, cujo foco é preparar os pacientes para a realização de cirurgias ortognáticas — quando a pessoa possui disfunções maxilares e necessita de correção e reposicionamento —, possui uma lista de espera para a realização de 268 procedimentos. A falta de recursos, principalmente, e a liberação do SUS, são os principais entraves. É exatamente neste sentido que os parlamentares podem atuar, auxiliando na captação de recursos federais, por meio de emendas parlamentares vindas de Brasília.


“O projeto é muito bom, porém precisa de todo o tipo de apoio, desde o financeiro, até mesmo o profissional, onde as pessoas também podem contribuir oferecendo serviços que já existiram lá, como por exemplo, psicológico, fonoaudiólogo, entre outros”, afirmou Rafael de Angeli.

Solidariedade

Além dos recursos do SUS, a entidade também recebe verba através da dedução do imposto de renda. Para reforçar o caixa da Instituição são realizados também eventos sociais, como o jantar “Comida de Boteco”, que será realizado no dia 27 de abril, no Clube Araraquarense. Os convites podem ser adquiridos pelo valor de R$ 40 para sócios do clube ou R$ 60 para não sócios. Informações pelo telefone (16) 3332-0138, ou no próprio Cedeface, que está localizado na Rua Leonilda Santarelli Braga, nº 118, no Jardim São Jorge.

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter