Notícia

Vereador sugere à Prefeitura implementação de comedouro público para animais

'AlimentaCão' seria medida simples para ajudar animais em situação de abandono

Como de praxe às terças-feiras, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) fez uma nova indicação de projeto inovador à Prefeitura na 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, ocorrida no dia 2 de maio. Trata-se do AlimentaCão, um comedouro público para animais que vivem nas ruas. “A sociedade moderna tem apresentado uma forte e crescente preocupação com o bem-estar dos animais. É necessário um incremento de políticas públicas de proteção e conscientização”, aponta o vereador.


Angeli observa que a questão animal se transformou em um nicho econômico muito relevante para os estados e municípios. “Na década de 2000, foram desenvolvidas novas práticas de cunho ativista que resultaram em orientações a serem seguidas, como ‘a ética animal e uma nova sensibilidade’, ‘a ciência da saúde’ e, principalmente, ‘o bem-estar’ dos animais”, conta. “Essa conscientização resultou na Lei 12.916/2008, que é considerada um marco do desenvolvimento da legislação estadual. Dentro dessas possibilidades, foi desenvolvido, em Americana (SP), um projeto de lei que tem como principal finalidade auxiliar os animais em situação de abandono.”


O projeto consiste em uma ideia muito simples. Os moradores interessados em serem tutores de um ponto de alimentação entram em contato com os idealizadores, passam por uma entrevista e assinam um termo afirmando que se comprometerão a monitorar a área pelo menos uma vez ao dia, colocando mais ração e água nos comedouros, os quais são canos de PVC adaptados e transformados em recipientes de água e comida. Neles são colocados adesivos, além de serem fixadas placas, ao lado, explicando a ideia do projeto e o que pode ser feito pelos moradores para contribuírem. O custo do equipamento também é pago pelo voluntário.


“No nosso caso, pode também ser patrocinado por empresas interessadas”, acrescenta o parlamentar. Ele conta que resolveu indicar o projeto ao Executivo “na esperança de institucionalizar essa importante bandeira no município de Araraquara, dando continuidade ao trabalho de diversas ONGs que já atuam em nosso município”.

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter