Notícia

Vereadores e empresários visitam instalações da Randon Implementos

A sede da Randon S.A. Implementos e Participações de Araraquara abriu suas portas para vereadores e empresários da cidade na quinta-feira (29). O grupo foi recebido pelo gerente industrial Jaime Schneider, que apresentou os produtos da empresa, guiou uma visita pela fábrica, esclareceu dúvidas e contou curiosidades sobre a história da Randon.

“Esta unidade tem a pretensão de ser a melhor do grupo Implementos e tem capacidade para isso”, afirmou Schneider, explicando que a empresa é o maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina. “Temos a liderança em graneleiras, tanques e carrocerias para bebidas. Os produtos de Araraquara são os vagões e o semirreboque canavieiro, que é um dos grandes puxadores de mercado. Além disso, o furgão lonado e o furgão de carga geral serão trazidos para cá”, adiantou. O Grupo Randon, cuja sede fica em Caxias do Sul (RS), gera mais de 10 mil empregos diretos em todo o país e faturou cerca de R$ 5 bilhões este ano – R$ 2 bilhões só em Implementos, o setor presente na cidade. “Nosso plano é faturar quase o dobro no ano que vem”, anunciou o gerente. A empresa é líder no mercado nacional e destina 20% de sua produção ao mercado de exportação, principalmente para a América Latina, a África e o Oriente Médio. Utiliza alto grau de automação e mão de obra qualificada, além de conceitos organizacionais modernos, como a filosofia de gestão “Lean” (estrutura altamente funcional, que potencializa resultados e capital humano, implantada pela Toyota após a Segunda Guerra Mundial). “Estamos sempre evoluindo. Queremos ter uma fábrica mais atraente para que os jovens desejem trabalhar aqui”, explicou. Em Araraquara, a empresa conta com 100 funcionários atualmente, com planos para chegar a 150 até o fim do ano. “Estamos em processo de instalação de oito robôs. Queremos gerar empregos, mas empregos de qualidade”, declarou o gerente. Com exceção dele, toda a equipe é araraquarense. “Ficamos muito contentes por termos encontrado aqui ótimos profissionais de todas as áreas”, complementou. Após uma breve exposição da empresa, os parlamentares e empresários conheceram a fábrica, que produz oito unidades de semirreboques e vagões ferroviários por dia e está ampliando as instalações para duplicar o setor de pintura.

A visita foi extremamente produtiva na opinião dos participantes. “Temos empresas importantes aqui na cidade. É fundamental que nós, vereadores, como representantes da sociedade, conheçamos todas elas, saibamos como é a sua linha de produção, quantos empregos geram e como estão posicionadas em seus segmentos em nível local, nacional ou até mundial”, avaliou o presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB). De acordo com Yashuda, a visita foi inspirada em uma experiência vivida na cidade de Torres Vedras, em Portugal, da qual uma comitiva de representantes araraquarenses participou no mês de novembro. “Visitamos grandes empresas da cidade de vários setores, como produção de bacalhau, máquinas de café expresso, mudas de alface e tomate e uma cooperativa de vinhos, sempre acompanhados por vereadores locais. Temos a perspectiva de receber investidores portugueses no ano que vem e queremos retribuir as visitas, mostrando todo o potencial econômico de Araraquara”, concluiu. Participaram da visita à Randon os vereadores Edio Lopes (PT), Elton Negrini (PSDB), Elias Chediek (MDB), Gerson da Farmácia (MDB), José Carlos Porsani (PSDB), Juliana Damus (Progressistas), Lucas Grecco (PSB), Paulo Landim (PT), Rafael de Angeli (PSDB), Roger Mendes (Progressistas) e Tenente Santana (MDB) – vice-presidente da Câmara, o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas), o chefe de gabinete Alan Ferreira Silva e vários empresários locais.

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter