Ampliação do esporte para todos em Araraquara inclui terceira idade, PCDs e setor privado
- Lucas Feltrin
- há 11 minutos
- 3 min de leitura
Vereador Rafael de Angeli cobra da Prefeitura parcerias com a iniciativa privada para ampliar o acesso ao esporte.

A Prefeitura confirmou interesse em estabelecer parcerias com empresas privadas para ampliar a oferta de atividades esportivas para a população de Araraquara. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Esportes em resposta a um Requerimento do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli.
Os questionamentos do parlamentar surgiram após uma visita à "Arena Deck", um espaço particular com quadras de areia para a prática de beach tennis, futevôlei e vôlei de areia. O local, que já foi utilizado em abril deste ano para a etapa araraquarense da APV Vôlei de Praia, com apoio da Administração Municipal, manifestou interesse em disponibilizar sua estrutura para outras atividades desenvolvidas pelo Município.
Segundo a pasta, está em andamento uma “avaliação criteriosa de todos os programas e atividades em execução no município, de forma a mapear deficiências, identificar demandas e implementar medidas corretivas e de expansão, incluindo modalidades já ofertadas pela instituição, que se mostram pertinentes e necessárias à ampliação das políticas públicas esportivas”.
Terceira idade e esportes paralímpicos
Em relação aos esportes para a terceira idade, o documento aponta que foi constatada uma carência do Município na oferta de atividades em diversas modalidades para esse segmento específico e que alternativas devem ser disponibilizadas a partir do segundo semestre.
Sobre a formalização de parcerias, a secretaria explica que poderá ocorrer mediante processo de oferta pública e, caso não haja interessados, ainda haveria a possibilidade da celebração de contrato de cooperação técnica, que contemplaria, inclusive, a inserção de equipes de treinamento, conforme critérios legais vigentes.
Quanto aos esportes para pessoas com deficiência (PCD), a Prefeitura destaca que, "embora atualmente estejam em execução apenas as modalidades de natação e atletismo, encontra-se em fase avançada a estruturação de uma política municipal voltada especificamente ao desenvolvimento do esporte paralímpico". O documento também menciona a ampliação gradual da oferta dos esportes para o público PCD, que incluiria o goalball, o halterofilismo e o vôlei adaptado ou a bocha, e poderiam ser iniciados ainda em 2025.
Já para o ano de 2026, está prevista a incorporação de outras atividades, como futebol de cinco, futebol de sete, badminton, bocha e vôlei adaptado, caso ainda não tenham sido viabilizadas até o final deste ano. Em 2027, será a vez da implantação do basquete em cadeira de rodas, tênis de campo em cadeira de rodas e judô.
"O instrumento regulatório necessário para a implementação desta política encontra-se em fase final de elaboração, com previsão de conclusão até o final de junho, para, em seguida, ser encaminhado à apreciação da Câmara Municipal", explica a secretaria.
A visita do vereador e do secretário de esportes ao espaço esportivo teve como objetivo conhecer a estrutura e dialogar sobre possíveis parcerias para ampliar o acesso da população a modalidades esportivas como o beach tennis e o vôlei de areia. Apesar da transparência e da boa intenção, a iniciativa acabou virando alvo de questionamentos por parte da oposição.
"Causa espanto ver que uma simples visita técnica, feita com total transparência e com o objetivo de construir parcerias positivas para o esporte da cidade, virou motivo de questionamentos por parte da oposição, que tenta insinuar algo errado onde não há. Não houve contrato, nem custo ao Município, apenas diálogo e boa vontade. Parcerias público-privadas são instrumentos legítimos, modernos e necessários. Vamos continuar promovendo o que funciona, mesmo que alguns insistam em criar narrativas para tentar atrapalhar", afirma o vereador Rafael de Angeli.
30/6/2025
Comments