Notícia

Apae inaugura espaço onde funcionará Núcleo de Autismo


No Dia Internacional do Autismo, comemorado em 2 de abril, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) inaugurou seu novo prédio, onde funcionará o Núcleo de Autismo. Os vereadores Cabo Magal Verri (MDB), Elias Chediek (MDB), Gerson da Farmácia (MDB), Jéferson Yashuda (PSDB), José Carlos Porsani (PSDB), Rafael de Angeli (PSDB), Roger Mendes (Progressistas) e Toninho do Mel (PT) estiveram presentes na solenidade.

No novo espaço, chamado de Núcleo de Convivência “Ilsen Fernandes Grassi Elias”, a associação irá atender, de início, 12 autistas de nível grave, na faixa etária de 7 a 30 anos. Durante a solenidade, todas as autoridades que fizeram uso da palavra ressaltaram a importância do serviço prestado pela Apae. “Hoje a Apae dá um passo fundamental em relação à inclusão de autistas e à conscientização quanto ao transtorno. Afinal, vale ressaltar que o autismo não é uma doença, é um transtorno comportamental, doença é o preconceito acerca dessas pessoas”, destacou o prefeito Edinho Silva (PT). Adriana Biasiolo, coordenadora técnica e pedagógica da Apae, salientou que “a nossa função enquanto associação é trabalhar a educação para a vida. Por isso, desenvolvemos metodologias que possam prepará-los, inclusive, para o mercado de trabalho”. O vice-presidente da Apae, Sérgio José, agradeceu aos professores e aos voluntários da entidade. “Hoje quero falar como pai de aluno da Apae, e, por isso, quero agradecer a todos os profissionais pelo carinho e pela doação para com as crianças. Até porque nós precisamos, sim, de dinheiro, mas o calor humano com a qual as crianças são atendidas é o primordial no nosso trabalho”. O vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), salientou que “a Apae precisa dessa união que está acontecendo aqui hoje, independentemente de credo e partido”. Na solenidade, ainda foi lida uma carta escrita pela filha da homenageada, na qual agradeceu a todos os voluntários. “Sem eles nada disso seria possível, é bom ver que algumas pessoas ainda carregam consigo a essência do ditado ‘dar-te a si antes de pensar em si’”.

Representando a Câmara Municipal, o parlamentar Roger Mendes pontuou que a inauguração do Núcleo especializado para autista da Apae é uma conquista para Araraquara. “Vai ao encontro da cidade mais inclusiva que desejamos para o futuro. Parabéns a APAE e a todos os seus parceiros pelo empenho para a concretização de mais esse sonho”. Presente no evento, o vereador Rafael de Angeli completou destacando que “a Apae faz um trabalho de excelência em Araraquara e tenho plena certeza que não será diferente com o núcleo especializado em atendimento de autistas. Não tenho dúvidas que, em breve, será também referência para outras unidades e instituições”.  


Confira as fotos aqui.

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter