top of page

Notícia

Câmara busca soluções para a manutenção dos serviços do Cedeface em Araraquara

Após visita ao local, vereador Rafael de Angeli e outros parlamentares agendarão reunião com as partes envolvidas, objetivando encontrar alternativas para a resolução dos problemas da entidade.

Vereadores com o Doutor Roberto Dela Coleta.

Um grupo de parlamentares da Câmara Municipal de Araraquara, incluindo o vereador Rafael de Angeli, como acordado em Plenário, visitaram, na tarde de segunda-feira (19), as dependências do Centro de Pesquisa e Tratamento das Deformidades Bucofaciais (Cedeface), para tratar de um assunto muito importante: a manutenção do serviço.


Os parlamentares foram recepcionados pelo idealizador do projeto da entidade, Roberto Dela Coleta, que mostrou as instalações e falou sobre as atividades do Centro, das dificuldades enfrentadas, necessidades da instituição e os cancelamentos de procedimentos cirúrgicos, como já abordado na Tribuna Popular da 112ª Sessão Ordinária, realizada no último dia 30 de maio.


Vereadores em reunião com o Doutor Roberto Dela Coleta.

Segundo Dela Coleta, um número significativo de procedimentos do Cedeface tem que ser feito em um hospital, devido à necessidade de intervenção apropriada caso aconteçam quaisquer intercorrências ou mesmo emergências. Porém, devido a problemas de ordem interna, hoje o Cedeface viabiliza muito menos cirurgias do que há alguns anos.


"Na participação da Tribuna Popular, quando o Dr. Dela Coleta falou sobre o Cedeface, ficaram algumas questões a serem esclarecidas e, por isso, viemos visitar a entidade, que é referência nacional para tratamento de deformidades bucofaciais, e saber das reais dificuldades enfrentadas. Fomos informados de que existe uma dívida de cerca de R$ 150 mil com o FGTS e com o INSS, o que inviabilizaria até mesmo o recebimento de emendas parlamentares", pontuou Paulo Landim, presidente da Câmara, acrescentando que "precisamos buscar uma solução, pois um serviço de excelência como o prestado pelo Cedeface tem que ser valorizado e estimulado".


Vereador Rafael de Angeli com o Doutor Roberto Dela Coleta.

Após o detalhamento do atual cenário apontado pelo cirurgião, sensibilizados e imbuídos em encontrar uma alternativa, os vereadores se comprometeram a formar uma comissão de parlamentares para conversar com o prefeito e tratar do assunto, assim como agendar uma reunião envolvendo vereadores, provedor da Santa Casa, representantes da Secretaria de Municipal de Saúde e a diretoria do Centro de Pesquisa, para saber qual a real relação do Sistema Único de Saúde (SUS) com o Cedeface e delinear os caminhos e os próximos passos para a manutenção e até a aplicação dos atendimentos na cidade.




21/6/2023

bottom of page