Após 19 meses de reforma e ampliação, UPA Central volta a funcionar
- Lucas Feltrin
- 20 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Unidade passa a contar com estrutura modernizada, maior capacidade de atendimento e funcionamento 24 horas.

A reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central "Amélia Bernardini Cutrale", localizada na Via Expressa, foi oficialmente entregue na manhã desta terça-feira (20).
Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli, destacou o papel do Legislativo na fiscalização da obra e a importância da entrega para a população.
"A Saúde sempre foi um dos maiores gargalos da cidade, e essa é uma obra de qualidade, que vai atender mais de 15 mil pessoas por mês. É um marco importante para o início de uma mudança efetiva na Saúde de Araraquara", afirmou.
Na ocasião, Angeli convidou o vereador Marcão da Saúde, que ressaltou o acompanhamento diário da obra e o significado da entrega. "Reformar e ampliar a UPA Central não é apenas uma obra física, é um investimento direto no cuidado com a vida. Que este espaço seja um lugar de acolhimento, respeito e esperança para todos que aqui chegarem", declarou.
Para o prefeito Dr. Lapena, a obra começou em gestões anteriores e foi finalizada pela atual administração, "porque dinheiro público não pode ser desperdiçado. A eleição acabou, e o que fica é o compromisso com a população. Hoje entregamos uma UPA moderna, ampliada e preparada para cuidar das pessoas de Araraquara", afirmou o chefe do Executivo.
A cerimônia contou também com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo, da secretária municipal de Saúde, Emanuelle Laurenti, da diretora executiva da FunGota, Graziela Farias de Almeida, e da superintende estadual do Ministério da Saúde, Cláudia Maria Afonso de Castro, representando o Ministério da Saúde, além de vereadores e demais autoridades municipais e estaduais.
Retomada do atendimento
O funcionamento da UPA Central foi retomado na tarde desta terça-feira. A obra foi realizada com recursos do Governo Federal na ordem de R$ 2.882.265,98, para melhoria das áreas de emergência e observação e criação de uma nova área de emergência, com novo abrigo para parada de ambulâncias. A observação pediátrica foi ampliada, com novo espaço de atendimento e área de isolamento.
A antiga sala de emergência foi transformada em sala de medicação; sendo ampliadas as salas de esperas, tanto adulto como pediátrica. Também foram criados a área administrativa e o edifício para abrigar a equipe do Samu. O prédio passou troca completa de acabamentos, pintura geral interna e externamente, e troca completa das telhas.

Equipe multidisciplinar
A Unidade de Pronto Atendimento funcionará 24 horas por dia, e conta com equipe assistencial multidisciplinar qualificada, composta por médicos (clínicos, pediatras, ortopedista e emergencista), enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e profissionais das demais áreas (administrativo, motoristas e limpeza) que dão suporte aos atendimentos.
Entre os recursos ampliados ou desenvolvidos para a unidade estão consultórios médicos com equipes de sete a nove médicos por turno, sala de ortopedia e imobilização (gesso), salas de medicação e de sutura, sala de observação, leito de isolamento, equipamentos para realização de eletrocardiograma e radiografia, e farmácia. A sala de emergência para adultos, que contava com três leitos, passa a ter cinco.
Já a ala pediátrica, na qual antes havia apenas dois consultórios, agora conta com três salas de atendimento, além de sala de espera e classificação de risco, sala de observação pediátrica com três leitos e uma nova sala com dois leitos de emergência pediátrica.
A UPA também tem serviço odontológico, disponível das 18 às 24 horas, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, há atendimento 24 horas por dia.

Atraso nas obras
Realizada com recursos do Governo Federal, a obra enfrentou atrasos no cronograma, com notificações formais à empresa responsável, a Ramon Aguilera Participações e Empreendimentos LTDA.
A unidade de saúde ficou fechada para reforma desde 11 de junho de 2024. A assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras aconteceu no dia 24 de maio de 2024.
Com previsão inicial de ser concluída em setembro de 2024, o término das obras foi prorrogado para 19 de julho de 2025. Apesar de ter sido reinaugurada em janeiro de 2026, a vigência do contrato foi estendida em 12 de novembro de 2025. Com a conclusão, a unidade passa a oferecer mais espaço físico, melhor organização dos fluxos e condições adequadas para usuários e profissionais.
"Nosso mandato esteve aqui não só para fiscalizar, mas para acompanhar de perto a entrega, porque a saúde é prioridade. A reabertura da UPA Central representa um avanço necessário e vai melhorar o atendimento à população de Araraquara", acrescentou o Presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli.
20/1/2026




Comentários