Notícia

Araraquara conta com 65 vagas de estacionamento reservadas a idosos

Informações foram enviadas ao vereador Rafael de Angeli, após solicitação à Prefeitura por meio de Requerimento.

Imagem: Reprodução/Rápido no Ar

Após receber, em seu gabinete, diversas reclamações referentes a dificuldades de idosos para encontrarem vagas de estacionamento reservadas em Araraquara, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) apresentou, no dia 4 de setembro do ano passado, o Requerimento nº 880/2020 ao Executivo, pedindo informações sobre o número de vagas de estacionamento rotativo existentes na cidade.


O parlamentar também questionou a quantidade delas, reservadas para idosos, além de solicitar um mapa com suas respectivas localizações.


No documento, Angeli lembrou que o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) prevê que 5% das vagas de estacionamento nas vias públicas das cidades sejam reservadas para pessoas com mais de 60 anos.


Em resposta, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, informou que a cidade conta atualmente com 65 vagas reservadas aos idosos, um percentual de 6%, 1% a mais do previsto na lei. O Executivo ainda detalhou que 50 vagas estão reservadas às pessoas com deficiência – um percentual de 4%, o dobro do previsto em lei. Ao todo, são 1.150 vagas de Área Azul.


Para Angeli, a sinalização e a distribuição dessas vagas devem ser aprimoradas. “É muito bom saber que Araraquara está com uma porcentagem maior do que o previsto em lei para reserva de vagas de idosos e deficientes, porém, se a população tem dificuldades em encontrá-las, algo ainda pode ser melhorado. Os setores competentes precisam se atentar à sinalização e localização desses pontos em nossa cidade”, finaliza e cobra o parlamentar.


13/01/2021