Notícia

BIBI Mob: Araraquara lança seu próprio aplicativo de transporte urbano

Disponível na App Store e na Play Store, para iPhone e Android, Bibi Mob beneficiará motoristas e passageiros da cidade.

Imagem: Reprodução/Prefeitura Municipal de Araraquara

Araraquara passou a contar com seu próprio aplicativo de transporte privado urbano. Trata-se do BIBI Mob, que foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (3) e oferece um serviço parecido com as plataformas que funcionam atualmente, permitindo a busca por motoristas baseada na localização e oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi. O BIBI Mob é oferecido pela Cooperativa de Transporte de Araraquara, a Coomappa, que tem como propósito facilitar o trabalho dos motoristas, que sofrem diariamente com uma série de obstáculos encontrados no exercício da função. O aplicativo está disponível gratuitamente na App Store (para iPhone) e na Play Store (para Android).


Em agosto de 2021, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) articulou uma reunião de cooperados com a Prefeitura, para apresentação de demandas para melhores condições de trabalho na cidade, e da ideia do novo aplicativo, que já estava sendo gerada. As reivindicações apresentadas no encontro foram formalizadas em documento, por meio das Indicações 3597, 3690 e 3691/2021.


Sobre o novo app, Kátia Cristina Anello, presidente da Coomappa, explica que houve uma grande procura nas primeiras horas do dia:


"Tivemos uma instabilidade hoje, no lançamento, o que já era de se esperar. Conforme se acumulou uma grande quantidade de motoristas e passageiros ao mesmo tempo, gerou essa instabilidade, mas já estamos passando pelas correções e o suporte está a todo vapor corrigindo os erros e bugs que deram", avaliou.

Ela assegura que o BIBI Mob tem tudo para atrair cada vez mais pessoas na cidade. "Tivemos uma grande quantidade de motoristas que fizeram a adesão e estamos crescendo. Foi até surpreendente a quantidade de pessoas que aderiram. Só temos gratidão e, com certeza, o aplicativo vai ser um sucesso", concluiu.


Vale destacar que a Coomappa teve início após diversas reuniões entre motoristas de aplicativos de Araraquara, que se juntaram ao vereador Rafael de Angeli para buscar alternativas para os problemas enfrentados pelo setor, entre eles a falta de reajuste no repasse das grandes plataformas. A cooperativa foi instituída em março de 2021 com 28 motoristas e, desde então, não parou de crescer.


Entre as metas estipuladas estavam a implantação de pontos de desembarque de passageiros em ruas de grande movimento, locais para alimentação e uso de sanitários para os motoristas e também a criação do aplicativo que gerasse um retorno maior aos motoristas e uma economia maior aos passageiros.


Com esse objetivo alcançado, o BIBI Mob descontará apenas uma porcentagem, em torno de 5 a 7% do valor da corrida, para manutenção do software, da plataforma, ou seja, aproximadamente 95% da corrida vai ficar para o motorista. A cooperativa tem ainda diversas parcerias, com descontos em serviços que o motorista utiliza no dia a dia, como consertos de pneus, autocenter, lava-rápido e guincho.


Lei Municipal e Audiência Pública


O vereador Rafael de Angeli é o autor da Lei Municipal nº 9.261, que regulamentou, em 2018, o serviço de transporte privado individual de passageiros, como Uber e 99, como um divisor de águas no serviço de transporte de passageiros na cidade, gerando possibilidades para o empreendedorismo, além de oferecer um novo e prático serviço ao cidadão. Contudo, a situação econômica do país e outras necessidades pontuais, que começaram a surgir no cotidiano da prestação do serviço, levaram os cooperados, representando a categoria, a pedirem ajuda ao vereador, para melhorar as condições de trabalho, além de buscar uma viabilidade econômica para se manterem e proporcionarem melhor condição de vida a suas famílias.


No dia 27 de outubro de 2021, em parceria com o vereador Guilherme Bianco, Angeli convocou uma audiência pública na Câmara Municipal de Araraquara para expor as dificuldades no trabalho por aplicativo. O debate envolveu vereadores, motoristas e entregadores por aplicativos e outras autoridades do poder público.


Angeli acompanhou e apoiou todo o processo da classe de motoristas por aplicativos da cidade, desde a regulamentação do serviço em Araraquara, até as demandas cobradas e enviadas ao governo municipal:


"É nosso dever dar apoio e levar as demandas dos motoristas de aplicativos para a Prefeitura. Ficamos extremamente felizes em poder participar de mais esse avanço na mobilidade urbana em nossa Araraquara", explica o parlamentar.


Baixe agora mesmo o BIBI Mob gratuitamente na App Store (para iPhone) e na Play Store (para Android).



3/1/2022