Notícia

Árvores com cupins trazem transtornos a moradores da Vila Xavier

Vereador Rafael de Angeli visitou o local, conversou com os moradores e encaminhou os pedidos para que os problemas sejam resolvidos.


Moradores do quarteirão da Rua Ceará, entre as Avenidas Dr. Leite de Moraes e João Batista de Oliveira, na Vila Xavier, pediram ajuda ao vereador Rafael de Angeli (PSDB), para que encaminhe solução para problemas pontuais na região, que causam transtornos e até risco de acidente. Várias árvores do trecho estão completamente destruídas por cupins, em condições precárias, algumas delas totalmente ocas e com seguidas quedas de galhos. Um carro que estava em manutenção em uma pequena oficina próxima, foi atingido por um galho que caiu de uma dessas árvores, amassando sua lataria.



O morador Fernando De Ponte disse que, recentemente, a Prefeitura realizou uma poda nestas árvores. Segundo ele, o serviço não foi bem realizado. "Cortaram os galhos saudáveis e deixaram os ocos e cheios de cupim do jeito que estavam. Uma das árvores ficou com mais peso de um dos lados e agora está mais perigoso ainda", relatou, lembrando que fazia quatro anos que seguidamente solicitavam a poda.



Angeli ouviu ainda das moradoras Marinete, Edna e Aparecida, que as raízes destas árvores estão levantando calçadas e estourando canos de entrada de água e saída de águas das chuvas das residências. Outro problema mostrado ao vereador é o crescimento de mato entre o asfalto e as calçadas, no trecho mais baixo da rua. Parte das águas que escorrem no local acaba ficando parada, virando criadouro de mosquitos da dengue e acumulando sujeira que, com o passar dos dias, começa a gerar mau cheiro. E junto a este mato, no alto de uma árvore, tem um ninho de cupins, que vão dentro das residências e, silenciosamente, destroem móveis, tacos e outros madeiramentos das casas. Depois de relatarem os problemas, eles já foram encaminhados à Prefeitura, por meio das Indicações 2115, 3206, 3215 e 3371/2021.


Para o parlamentar, falta atenção do poder público para estes e outros problemas:

"Não somente nessa rua e não somente na Vila, mas toda a cidade está com sérios problemas na manutenção das árvores e, principalmente, das ruas. Temos cobrado periodicamente as secretarias competentes para que sejam tomadas as devidas soluções. Continuaremos cobrando e fiscalizando", explica e finaliza Angeli.

Transformação solidária


Depois de relatarem todos os problemas, os moradores entregaram ao vereador uma grande quantidade de tampinhas de refrigerante, cartelas de remédios e lacres de latinhas de alumínio, para a campanha "Transformação Solidária", que reverte todo o material em fraldas geriátricas, leite especial e cadeiras de roda.



12/8/2021