top of page

Notícia

Atendendo mais de mil crianças, CERs e Emef do Caic Selmi Dei têm grandes problemas

Vereador Rafael de Angeli esteve nos locais fiscalizando e conversando com diretoras e funcionários.


Recentemente, o vereador Rafael de Angeli esteve nos Centros de Educação e Recreação (CERs) e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) "Rubens Cruz", complexo do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Selmi Dei, verificando as condições das unidades.


Ao todo, o complexo conta com 1.005 crianças, sendo 220 no CER I, 150 no CER II e 635 na Emef. Além disso, são mais 83 alunos durante a noite na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Creche I


No primeiro CER, com 42 funcionários, foi relatado que o número de agentes educacionais de berçário está em baixa, mas que estão previstas contratações em breve; a necessidade de mais brinquedos no playground; e que a manutenção tem sido feita, porém algumas coisas precisam ser melhoradas.


Segundo a diretora, que está na unidade desde o ano passado, em 2022, as unidades perderam por oito votos na Plenária do Orçamento Participativo (OP), mas haverá uma nova tentativa na próxima edição, prevista para maio.



Em requerimento, o vereador Rafael de Angeli pediu informações referentes ao CER I do Caic Selmi Dei à Prefeitura. "Na visita, constatamos diversos problemas estruturais na unidade. Infelizmente, as grandes reformas, ampliações e adequações em próprios públicos só são realizadas após vencerem como prioritárias no OP", pontua o parlamentar, lembrando que a unidade está utilizando salas da Emef.


"Durante a fiscalização, nos deparamos com pisos e pinturas desgastadas, fiações expostas, falta de brinquedos no playground, goteiras em diversas salas, entre outros problemas. Em dias de chuva, a unidade se transforma em um caos, devido às goteiras e à falta de toldos nos espaços externos. O playground e a parte externa da unidade estão precários", afirma Angeli.

Para o vereador, a falta de funcionários no berçário gera lista de espera por vagas e traz transtornos aos responsáveis, que necessitam dessas vagas para poder trabalhar.


No documento, ele pergunta: diante dos problemas encontrados, caso o complexo não consiga vencer como obra prioritária no Orçamento Participativo, o que será feito para sanar a situação? Existe algum projeto em andamento para reparo do telhado da unidade e dos outros problemas existentes? O que pode ser feito para resolver os problemas mais urgentes, principalmente os que ocorrem nos dias de chuvas?


Creche II


O principal problema da unidade é quando chove muito e a água acaba adentrando no espaço. Foi colocada uma tenda para melhorar a situação, mas ainda assim os funcionários relatam a entrada de muita água no local.


Eles informam que, para o berçário, há apenas uma professora no período da tarde. Além disso, reforçam que a parte elétrica é muito antiga e diversos problemas são da estrutura dos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics).


O parlamentar também encaminhou à Prefeitura um documento pedindo informações referentes ao CER II, relatando diversos problemas estruturais. "A unidade está pequena para a demanda do bairro. Existem espaços improvisados, que não são adequados para o atendimentos das crianças, e na sala utilizada para o berçário existe um ralo que já causou ferimentos em um bebê".



Angeli destaca que "foi instalada tenda sobre o telhado da unidade na tentativa de sanar os problemas relacionados às chuvas, mas sem solução". Ele pergunta também o que será feito para sanar a situação caso o complexo não consiga vencer como obra prioritária no OP. "Existe algum projeto em andamento para reparo do telhado da unidade e dos outros problemas existentes? Qual é o valor mensal pago para o aluguel da tenda? O que pode ser feito para resolver os problemas mais urgentes, principalmente os que ocorrem em dias de chuva?", questiona, pedindo cópia do contrato com a empresa que aluga tenda para o CER.


Escola


A Emef disponível no complexo do Caic atende alunos até o quinto ano do Ensino Fundamental. Para a unidade, o vereador também enviou um documento à Prefeitura em busca de informações, com as mesmas indagações dos anteriores. Os funcionários lembraram ainda que há apenas dois banheiros em toda a unidade para todos os funcionários, que passam dos 90.



O parlamentar enfatiza que "a cozinha está necessitando de reforma para melhor manuseio e qualidade no preparo das refeições. No acesso de entrada das crianças, nas escadarias e rampas, obras são necessárias para melhor escoamento da água, com instalação de toldos, já que, em dias de chuva, o local fica alagado e as crianças encontram dificuldades para adentrarem à escola".


EJA


Além disso, o Caic oferece, no período noturno, a Educação de Jovens e Adultos, que, conforme pontuou a secretaria da escola, tem bastante procura. São 18 salas de aula e todas estão preenchidas.


"O Caic do Selmi Dei não pode continuar operando nessas condições. Como são três unidades que atendem uma demanda muito grande de alunos todos os dias, os problemas constatados em nossa visita de fiscalização, que são absurdos, precisam ser resolvidos urgentemente", explica e cobra o vereador.



5/4/2023

bottom of page