top of page

Notícia

Com reforma aprovada no OP 2022, Caic do Vale do Sol precisa de melhorias

Vereador Rafael de Angeli esteve na EMEF e no CER e apontou serviços que necessitam ser feitos.


No início do mês, o vereador Rafael de Angeli esteve no Centro de Educação e Recreação (CER) e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) do Caic do Vale do Sol "Engenheiro Ricardo Caramuru de Castro Monteiro", conferindo as instalações das unidades educacionais.


Acompanhado pelas diretoras, o parlamentar verificou pontos que precisam de atenção, lembrando que tanto a creche como a escola tiveram suas reformas e ampliações eleitas durante uma das plenárias do Orçamento Participativo (OP) do ano passado.


Atualmente, o CER atende 320 crianças, enquanto a Emef conta com 980 jovens, totalizando 1.300 alunos. O complexo educacional começou suas atividades em 1998 e, desde então, não passou por uma grande reforma, apenas por adequações pontuais.


A visita de Angeli resultou em duas indicações. Na primeira, voltada ao CER, o vereador reforçou a necessidade de ampliação da unidade; melhoria nas janelas, já que não oferecem segurança para os alunos; reparo nas junções do teto da escola, pois em dias de chuvas está infiltrando água principalmente na entrada principal; ampliação dos banheiros, que são pequenos para o número de crianças, principalmente para a recreação; ampliação da sala de soneca, pois o número de alunos é grande para o espaço; implantação de uma área verde; e melhorias nas valetas para escoamento de água.



Já de olho na Emef, o parlamentar pediu, com urgência, uma estrutura para a quadra coberta que facilite sua manutenção e limpeza. "Muitas pombas invadem a quadra e defecam no chão e na estrutura metálica onde pousam, às vezes a sujeira impossibilita os educadores físicos de darem suas aulas com segurança no local, pois as fezes dos animais podem transmitir doenças graves. Em dias de chuva, a situação se agrava, pois existem vários pontos que permitem a entrada de água", alerta Angeli.



O vereador também pontua no documento que a quadra aberta é inutilizável, pois sol forte ou chuva tornam o espaço inadequado para os alunos. “O chão tem desnível e oferece risco de queda para as crianças”, destaca.



Finalizando, o parlamentar pede atenção para os telhados com pontos de infiltração e goteiras dentro das salas de aulas.


"Nosso Caic do Vale do Sol é muito conhecido, admirado e disputado por muitos pais e alunos em Araraquara. Como o local possui uma arquitetura única, precisa de todo cuidado e atenção para que possíveis acidentes ou problemas não aconteçam. Em dias de chuva muito forte, as goteiras são extremamente prejudiciais e perigosas para a estrutura e, principalmente, para os alunos e professores da Emef e do CER", alerta e finaliza Angeli.



7/3/23

bottom of page