top of page

Notícia

Audiência Pública discute Campanha da Fraternidade 2022: 'Fraternidade e Educação'

O debate foi solicitado pelos vereadores Rafael de Angeli e João Clemente.


Pensar estratégias para fortalecer a educação pública para além da atuação do Estado, esse foi o objetivo da Audiência Pública Campanha da Fraternidade 2022, com o tema "Fraternidade e Educação". O debate, realizado na quarta-feira (11), foi requerido pelos vereadores João Clemente e Rafael de Angeli e (Requerimento nº 414/2022) e contou com a participação de profissionais da educação e religiosos.


De acordo com o Padre Rodolfo, da Matriz São Bento, "As campanhas da fraternidade têm o objetivo de promover algo concreto para a sociedade, não apenas para os católicos, mas para todos, convidando a população a pensar sobre determinados temas urgentes", explicou.


E, por que essa temática se torna urgente? Primeiramente, porque a educação é um dos caminhos para que as pessoas exerçam seus direitos. "Discutir educação é um espaço de produção de cultura, de fórum de debate e de desenvolvimento da cidadania", defendeu Clemente.


Em segundo lugar, porque Araraquara e muitas cidades do Brasil sentiram os impactos da pandemia de Covid-19 na educação. O déficit de alfabetização cresceu e foi necessário que o Executivo Municipal implementasse políticas voltadas para a melhoria do ensino. Uma das propostas da Campanha da Fraternidade é também lutar contra o analfabetismo. "Educação e fraternidade, temas correlatos, são muito importantes neste momento. A Campanha da Fraternidade traz para a pauta da sociedade a importância da valorização da educação, especialmente agora que enfrentamos uma crise mais agravada", reforçou Márcia Maria da Costa, coordenadora técnica de Educação Integral.


Educar com qualidade as nossas crianças e jovens parece ser um caminho possível para dias melhores:


"O ser humano vem antes do aluno e a pergunta que fazemos é que educação nós temos e queremos? Como agentes políticos do município, precisamos lutar por uma melhor educação para o nosso povo", frisou Angeli.

A audiência foi transmitida ao vivo pela TV Câmara no canal 17 da NET, Facebook e YouTube.


Assistir à audiência na íntegra:




12/5/2022

bottom of page