Projeto de Lei, de autoria dos Vereadores Rafael de Angeli e João Clemente, institui o Feriado Municipal de São Bento, padroeiro da Morada do Sol, no dia 11 de julho.
É dia de celebração e gratidão. O projeto de lei que institui o Feriado Municipal de São Bento, nosso amado padroeiro, no dia 11 de julho, foi aprovado por uma maioria esmagadora na Câmara Municipal de Araraquara.
O Projeto de Lei Nº 343/2023, de autoria dos vereadores Rafael de Angeli e João Clemente, que propõe essa significativa mudança, passou por uma avaliação cuidadosa pelos vereadores. Ele visa à preservação de nossa herança cultural, religiosa e histórica. Destacamos ainda a importância de São Bento, um ícone histórico que transcendeu fronteiras e cuja influência perdura até os dias de hoje.
Com a aprovação deste projeto, homenageamos não apenas a memória de São Bento, mas também fortalecemos os laços comunitários e espirituais em nossa cidade. A Igreja Matriz de São Bento, com mais de dois séculos de história, é um símbolo importante para Araraquara e desempenha um papel fundamental em nossa vida religiosa. A cidade nasceu e cresceu no entorno da basílica, como foi instituída recentemente.
"Este feriado não é apenas uma pausa bem-vinda, mas também um estímulo para atividades comerciais locais, promovendo o turismo religioso e o comércio. Isso contribuirá para o desenvolvimento econômico de nossa cidade, trazendo benefícios tangíveis à nossa comunidade. O feriado traz a possibilidade de atrair fiéis de toda a região para a cidade" salienta o vereador Rafael de Angeli.
A aprovação na Câmara reflete o apoio esmagador de nossa comunidade. Durante todo o processo, 84% dos seguidores das redes sociais do vereador Rafael de Angeli demonstraram apoio ao feriado, e uma pesquisa informal no grupo de WhatsApp do Portal ACidade ON mostrou que 76% dos participantes são favoráveis à iniciativa. Já no Portal Morada, foram apenas 26% contrários. Ficou nítido o apoio da população ao projeto aprovado na Casa de Leis.
Além disso, durante uma sessão da Câmara, o reitor da Basílica de São Bento, Padre Rodolfo Faria, usou a tribuna popular para defender a criação do feriado municipal. Em seu discurso, fez um resgate histórico da importância de São Bento para a criação de Araraquara há 206 anos.
“Nosso papel é defender a história, a cultura e o patrimônio. Nossa Basílica é um patrimônio de Araraquara. No passado não fizeram, mas hoje são os senhores que têm a missão de fazer. Assim como Platão escreveu no Mito da Caverna, é urgente deixar as sombras no passado, e se eles não tiveram coragem, que agora tenhamos”, introduziu Padre Rodolfo Faria.
Ele também ressaltou os diferentes municípios que atualmente celebram o dia de seus padroeiros e fez um apelo aos vereadores para entenderem a importância desse feriado.
Agora, esperamos ansiosamente a sanção do prefeito para que o Feriado de São Bento seja oficialmente reconhecido. É hora de celebrar, Araraquara!
Compartilhe esta notícia com seus amigos e familiares e juntos celebraremos essa conquista!
1º/11/2023
Parabéns vereador Rafael pelo excelente trabalho!