top of page

Notícia

Feriado Municipal de São Bento é aprovado na Câmara de Araraquara com 86% de apoio popular

Projeto de Lei, de autoria dos Vereadores Rafael de Angeli e João Clemente, institui o Feriado Municipal de São Bento, padroeiro da Morada do Sol, no dia 11 de julho.

Vereadores João Clemente e Rafael de Angeli com a imagem de São Bento

É dia de celebração e gratidão. O projeto de lei que institui o Feriado Municipal de São Bento, nosso amado padroeiro, no dia 11 de julho, foi aprovado por uma maioria esmagadora na Câmara Municipal de Araraquara.


O Projeto de Lei Nº 343/2023, de autoria dos vereadores Rafael de Angeli e João Clemente, que propõe essa significativa mudança, passou por uma avaliação cuidadosa pelos vereadores. Ele visa à preservação de nossa herança cultural, religiosa e histórica. Destacamos ainda a importância de São Bento, um ícone histórico que transcendeu fronteiras e cuja influência perdura até os dias de hoje.


Com a aprovação deste projeto, homenageamos não apenas a memória de São Bento, mas também fortalecemos os laços comunitários e espirituais em nossa cidade. A Igreja Matriz de São Bento, com mais de dois séculos de história, é um símbolo importante para Araraquara e desempenha um papel fundamental em nossa vida religiosa. A cidade nasceu e cresceu no entorno da basílica, como foi instituída recentemente.


Procissão pelas ruas da cidade, horas antes da votação na Câmara
Procissão pelas ruas da cidade, horas antes da votação na Câmara
"Este feriado não é apenas uma pausa bem-vinda, mas também um estímulo para atividades comerciais locais, promovendo o turismo religioso e o comércio. Isso contribuirá para o desenvolvimento econômico de nossa cidade, trazendo benefícios tangíveis à nossa comunidade. O feriado traz a possibilidade de atrair fiéis de toda a região para a cidade" salienta o vereador Rafael de Angeli.

A aprovação na Câmara reflete o apoio esmagador de nossa comunidade. Durante todo o processo, 84% dos seguidores das redes sociais do vereador Rafael de Angeli demonstraram apoio ao feriado, e uma pesquisa informal no grupo de WhatsApp do Portal ACidade ON mostrou que 76% dos participantes são favoráveis à iniciativa. Já no Portal Morada, foram apenas 26% contrários. Ficou nítido o apoio da população ao projeto aprovado na Casa de Leis.


Orações antes da votação, no saguão da Câmara Municipal

Além disso, durante uma sessão da Câmara, o reitor da Basílica de São Bento, Padre Rodolfo Faria, usou a tribuna popular para defender a criação do feriado municipal. Em seu discurso, fez um resgate histórico da importância de São Bento para a criação de Araraquara há 206 anos.


“Nosso papel é defender a história, a cultura e o patrimônio. Nossa Basílica é um patrimônio de Araraquara. No passado não fizeram, mas hoje são os senhores que têm a missão de fazer. Assim como Platão escreveu no Mito da Caverna, é urgente deixar as sombras no passado, e se eles não tiveram coragem, que agora tenhamos”, introduziu Padre Rodolfo Faria.

Padre, Vereadores e população no plenário da Câmara

Ele também ressaltou os diferentes municípios que atualmente celebram o dia de seus padroeiros e fez um apelo aos vereadores para entenderem a importância desse feriado.


Agora, esperamos ansiosamente a sanção do prefeito para que o Feriado de São Bento seja oficialmente reconhecido. É hora de celebrar, Araraquara!


Compartilhe esta notícia com seus amigos e familiares e juntos celebraremos essa conquista!



1º/11/2023

bottom of page