top of page

Notícia

Inaugurada em março, unidade de saúde no Valle Verde já apresenta muitos problemas

Em visita de fiscalização, vereador Rafael de Angeli conferiu instalações da nova UBS; parlamentar esteve também na UPA do bairro.


Em 11 de março, foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde (UBS) "Dr. Ednan Theodoro Nogueira", no Parque Residencial Valle Verde, com o objetivo de ampliar o atendimento da população na região.


No entanto, conforme constatou o vereador Rafael de Angeli em visita de fiscalização recente no local, o espaço já apresenta alguns problemas. O principal relato é de que a parte elétrica ainda não está funcionando totalmente. Em salas como a de vacina, o ar condicionado não funciona. Uma das salas de dentista está com cheiro forte de esgoto, que pode ser sentido em outros espaços da UBS.

Conforme informaram os funcionários, atualmente, duas equipes atuam na unidade, quando o correto seriam quatro. Cada equipe conta com apenas dois agentes comunitários da saúde, quando seriam necessários oito. Técnicos de enfermagem são dois, quando deveriam ser três.



Outro problema apontado pelos servidores diz respeito à Farmácia da unidade. Só há uma farmacêutica, e ajudaria bastante uma auxiliar de farmácia para atender a alta demanda. A sala também precisa de mais um computador. Segundo eles, são 50 a 60 pessoas atendidas por dia. "A Farmácia não para. As pessoas saem da UPA e vêm buscar medicamentos aqui", reforçam.


Além disso, os dentistas ainda estão em fase de contratação e devem chegar nos próximos dias. Já estão sendo atendidas oito mil pessoas e a estimativa é de atender 12 mil.

UPA

Angeli também esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, "Nefália de Oliveira Lauar", para conversar com um dos enfermeiros. Na unidade, os aparelhos de ar condicionado estão sem manutenção, sendo que alguns estão vazando e pingando, e o da pediatria não funciona. "Muitas vezes, quando liga, cai a chave de energia", relata o profissional.


Outro problema são as calhas, que estão soltando sozinhas e com o vento. "Quando chove, escorre dentro da unidade. Janelas com vãos também permitem entrada de água da chuva".



A iluminação é outro ponto que precisaria de ajustes. "Ela é muito alta e à noite fica escuro", segundo o servidor. Quanto aos profissionais, há muitos afastamentos, mas a unidade estaria coberta. "Aumentou bastante pela Covid e agora têm surgido casos de dengue", informa.


Por equipe, são três clínicos gerais, dois pediatras, três a quatro enfermeiros, além de oito técnicos de enfermagem por plantão. Ao todo, são três equipes para realizar uma média de 300 atendimentos por dia.

Ação

Em busca de informações, o vereador apresentou um requerimento à Prefeitura. No documento, ele lembra que a UBS foi construída após a obra ser escolhida pelos moradores como prioritária da Região 12 no Orçamento Participativo (OP) de 2020. "A obra recebeu investimento de R$ 1.163.069,30 para construção e compra de equipamentos e mobiliários e foi iniciada em abril de 2021. O projeto contemplava consultórios médicos e odontológico; salas de curativos, inalação, procedimentos e vacina; e locais para expurgo, esterilização e pré-consultas".


"E já nos deparamos com uma série de problemas, como vazamento em vasos sanitários, falta de internet, e o fato de a unidade possuir consultório odontológico, mas não ter profissional atuando", pontuou o parlamentar.


Angeli questiona o motivo da não instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as áreas da UBS do Valle Verde, incluindo a sala de vacinação, "considerada a área mais importante da unidade"; o prazo para a instalação dos equipamentos de ar condicionado em todas as áreas da unidade; o motivo da falta de profissional dentista e se há previsão para contratação de um dentista; o motivo do odor de esgoto na sala do dentista e em outros locais da unidade e a providência que será tomada para sanar o problema; o motivo das goteiras e a providência que será tomada para sanar o problema; os problemas na parte elétrica e a providência que será tomada para saná-los; por que a sala dos agentes possui apenas um computador com Internet, enquanto as outras duas ainda não possuem, e o prazo para a instalação de computadores em todas as salas dos agentes; o prazo para a contratação dos profissionais necessários para a formação de quatro equipes na unidade; e a previsão para a resolução dos problemas apontados.


No caso da UPA, em uma indicação, o vereador pede melhorias na iluminação da unidade. "A falta de iluminação compromete a segurança, o conforto e a qualidade do atendimento aos pacientes e profissionais que utilizam a UPA do Valle Verde", avalia o parlamentar.


Já em outro documento, Angeli solicita reparos no telhado e calhas. "Em dias de chuva, a unidade sofre com goteiras e vazamentos que inundam as salas, prejudicando o atendimento aos pacientes e dificultando o trabalho dos profissionais", reforça.

"Uma obra recém-construída com investimentos de mais de R$ 1 milhão foi entregue com vazamentos, sérios problemas elétricos, de ar condicionado, ausência de profissionais, falta de Internet, entre muitos outros, o que é inadmissível e uma falta de respeito com nossa população. A Prefeitura precisa agir e solucionar esses problemas imediatamente", cobra e finaliza o vereador.


13/4/2023

1 comentário
bottom of page