top of page

Notícia

Rafael de Angeli solicita mudanças para reduzir acidentes no cruzamento do Botânico

  • Foto do escritor: Lucas Feltrin
    Lucas Feltrin
  • 17 de dez.
  • 3 min de leitura

Segundo o vereador, a sinalização atual ainda confunde motoristas e precisa de ajustes.


Cruzamento do Botânico

Mesmo após recentes mudanças viárias e na sinalização de trânsito, acidentes continuam sendo registrados no cruzamento da Rua Dr. Gennaro Granata com o Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camargo, na região da Ponte "Vereador Gildo Merlos", no Jardim Botânico.

 

Diante disso, o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli, protocolou três documentos solicitando melhorias à Prefeitura. O parlamentar esteve no local com o secretário municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, Adalberto José Ferreira, e com o chefe da Divisão de Mobilidade e Projetos Viários, Daniel Gatti Robles.

 

Atualmente, os motoristas que descem a Rua Dr. Gennaro Granata, vindos do Botânico, têm um sinal de "Pare" a ser respeitado no cruzamento — o que não havia antes das mudanças realizadas pela Prefeitura no início do ano. Essa alteração ainda confunde motoristas.

 

Na Indicação nº 5224/2025, Angeli solicita um estudo técnico que avalie a mudança de localização da placa de "Pare" na Rua Doutor Gennaro Granata para um ponto mais estratégico, com o objetivo de garantir melhor visibilidade e segurança.


"A atual localização da placa pode não estar adequada para disciplinar o fluxo de veículos e evitar acidentes", alerta o chefe do Legislativo.

 

Nessa mesma linha, a Indicação nº 5120/2025 pede para que seja feita uma vistoria na árvore que fica naquele cruzamento, pois ela está "impedindo a visualização das placas de sinalização de trânsito, comprometendo a segurança viária e a orientação dos motoristas e pedestres na via".

 

Outro pedido do vereador, na Indicação nº 5223/2025, é a instalação de redutor de velocidade (lombada) na Rua Doutor Gennaro Granata. "A instalação da lombada contribuirá para a redução da velocidade dos veículos, promovendo maior segurança viária e protegendo os usuários da via", diz o vereador.

 

Mudanças


O sistema viário da ponte do Botânico foi alterado no início do ano pela Prefeitura. Quem desce pela Rua Nove de Julho (Rua 2) precisa fazer uma conversão à direita e contornar um dispositivo para retornar à via, que muda de nome para Rua Dr. Gennaro Granata (em direção ao Botânico).

 

Além disso, aquele trecho da Rua 2 passou a ser de mão única, apenas subindo em direção ao Centro. Quem desce pela Rua 2 precisa acessar a Rua Caetano Nigro antes de chegar à altura da EMEF "José Roberto Pádua de Camargo".

 

Outra mudança ainda está em andamento: os veículos que trafegam pelo Rodoanel vindos da região do Jardim Paraíso e do Santa Angelina, em direção ao Botânico, serão direcionados para a Avenida José da Silva Faria (via paralela) antes do cruzamento com a Rua 2/Dr. Gennaro Granata, também para evitar acidentes.

 

Na visão do vereador Rafael de Angeli, as solicitações feitas para a região da ponte do Botânico fazem parte de um acompanhamento contínuo das demandas apresentadas pelos moradores e motoristas que utilizam o trecho diariamente.


"Essa é uma região que há muito tempo pede atenção do poder público, e algumas melhorias importantes já foram conquistadas a partir das cobranças que fizemos. Ainda assim, os acidentes continuam acontecendo, o que mostra que os ajustes precisam ser permanentes e bem avaliados. Nosso papel é seguir fiscalizando, propondo correções e cobrando soluções para garantir mais segurança a quem circula por ali, especialmente em um ponto tão movimentado da cidade".



17/12/2025

Comentários


   2017-2025 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • X
bottom of page