top of page

Notícia

Sempre alerta! Nem pandemia parou grupos escoteiros de Araraquara

Dia do Escoteiro é celebrado em 23 de abril; aqueles que se destacaram receberam o Diploma Mérito Escoteiro, instituído por lei do vereador Rafael de Angeli.


No dia 23 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Escoteiro. No entanto, com a pandemia, as atividades dos grupos de escoteiros de Araraquara foram bem diferentes no último ano. "Nossa atividade é pregada na atividade ao ar livre, atividade em equipe, e isso, com todo o isolamento social, foi perdido, já que os jovens teriam que ficar reclusos em suas residências com seus familiares. Então, o maior desafio foi fazer atividades, planejar atividades on-line que fizessem com que o jovem tivesse um pouco dessa experiência que teria ao ar livre", comenta Danilo Borsari, Adulto Voluntário do Grupo de Escoteiros José Luiz Torquato.


"Tivemos que nos reinventar, não tínhamos o costume de ter atividades on-line, então tivemos que aprender novas formas de passar essas atividades de forma atrativa, divertida, diferenciada das atividades escolares que estão sendo passadas, porque as crianças também já estão cansadas, porque todas as atividades são on-line", completa Thais Cruz, Adulto Voluntário Chefe do Grupo Escoteiro Morada do Sol.


Escoteiros de Araraquara em atividades online durante a pandemia

Os jovens aprovaram as tarefas recebidas nesse período. "Neste ano, as atividades foram bem elaboradas e muito divertidas", diz Murilo Rodrigues, Jovem Lobinho do Grupo Escoteiro Morada do Sol.


"O que está sendo legal é que estamos conseguindo fazer nossas atividades e, muitas das vezes, com toda a nossa família, como pai, mãe e irmãos", enfatiza Isabelle Feitosa, Lobinha do Grupo de Escoteiros José Luiz Torquato.


"Estão sendo muito legais, divertidas e dinâmicas. Estou aprendendo muitas coisas", afirma Yasmin Augusto, Jovem Escoteira do Grupo Escoteiro Morada do Sol.


Nicolas de Túlio, Jovem Escoteiro do Grupo de Escoteiros José Luiz Torquato, concorda. "Aprendemos que, mesmo distantes, não perdemos a essência do escotismo".


Escoteira Náthalie, de Araraquara, recebendo o distintivo de Escoteiro da Pátria em 2017

E os esforços dos escoteiros não foram esquecidos. Aqueles que se destacaram no último ano foram mais uma vez premiados com o Diploma Mérito Escoteiro, criado pela Lei Municipal nº 9.818/2019, de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB).


"Escolhemos essa data para parabenizar e dar visibilidade ao trabalho excepcional dos grupos escoteiros aqui de nossa cidade em prol da comunidade, não somente dos jovens, mas também dos adultos voluntários, que dedicam suas vidas a esse movimento juvenil, que também é mundial. Temos muito orgulho de ter, aqui em Araraquara, dois grupos que, mesmo durante a pandemia, continuam trabalhando na formação de líderes e futuros adultos ativos na sociedade, com foco na sustentabilidade, ajuda ao próximo e fortes laços de amizade. Os jovens e os adultos premiados são grandes exemplos de trabalho árduo em prol de um mundo melhor. Parabéns a todos!", parabeniza o vereador.

Confira os premiados com o Diploma Mérito Escoteiro deste ano:


Grupo de Escoteiros José Luiz Torquato


Maurício Escareli - Adulto Voluntário Dirigente

Danilo Borsari – Escotista

Ana Júlia Tendulini – Pioneira

Isabelle Feitosa - Jovem Lobinha

Ana Júlia Jerônimo Fernandes – Guia

Nicolas Buarão de Túlio - Jovem Escoteiro


Grupo Escoteiro Morada do Sol


Thais Altelmo de Souza Cruz - Adulto Voluntário Chefe

Murilo Azevedo Rodrigues - Jovem Lobinho

Antonio Fabiano Gomes Figueira - Assistente da Tropa Escoteira

Yasmin Aparecida Augusto - Jovem Escoteira

Nilton Roberto de Paula Bueno Júnior - Assistente de Tropa Sênior

Luiz Pedro do Rosário Macedo - Jovem Sênior

Carlos Lucas Romero - Adulto Voluntário Dirigente



23/04/2021

bottom of page