top of page

Notícia

Unidade Básica de Saúde do Jardim América precisa de melhorias e ampliação de equipe

Vereador Rafael de Angeli esteve no local e apontou serviços necessários para a unidade.


Problemas estruturais são as principais reclamações de servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) "Dr. Marcello Edgard Drouet", no Jardim América. Os relatos foram ouvidos pelo vereador Rafael de Angeli, que esteve no local na quinta-feira (24) e fez diversos apontamentos à Prefeitura.


Atualmente, a unidade atende cerca de 17 mil famílias, sendo uma das maiores do município, devendo aumentar com os novos empreendimentos que estão sendo construídos.


O primeiro pedido do parlamentar é para a remoção de equipamentos sem uso de um consultório que está desativado. "O consultório, que poderia estar sendo utilizado para atendimento médico, está desativado devido à presença de equipamentos e itens parados que não foram removidos pela Prefeitura", pontua Angeli.


O vereador solicita também manutenção e reposição dos equipamentos de ar-condicionado. "Alguns dos aparelhos de ar-condicionado estão com defeitos e outros tiveram suas máquinas, que ficam na parte externa, roubadas, afetando o conforto e o bem-estar dos pacientes e funcionários", destaca. Somente nas salas de vacina e de odontologia os aparelhos funcionam, nas outras salas, apenas ventiladores.


Sem reformas desde 2012, a estrutura da unidade precisa de atenção, pois apresenta problemas com pintura, infiltração, goteiras e rachaduras, causando transtornos aos usuários e servidores. "Devido às goteiras, uma senhora já sofreu queda dentro da unidade", reforça o parlamentar.



A parte elétrica também é motivo de preocupação, por isso, Angeli sugeriu manutenção. "A unidade apresenta falhas na parte elétrica, o que pode comprometer o funcionamento adequado de equipamentos e colocar em risco a segurança dos usuários".


Outro espaço que precisa de manutenção é a sala da vacina, onde o vereador pede atenção para as janelas. "Elas estão quebradas devido a tentativas de roubo, o que compromete a segurança do local".


Uma sala de expurgo é outra necessidade da unidade. O parlamentar sugere, então, a instalação dessa área.


"A UBS não possui uma área adequada para o descarte de materiais infectantes, o que representa um risco para a segurança dos profissionais de saúde e dos pacientes", entende.

Medicamentos


Angeli faz ainda um pedido para ampliação da farmácia e reposição frequente de medicamentos. "A farmácia é pequena e há frequentes faltas de medicamentos, o que compromete o acesso da população aos tratamentos necessários".

Equipe


Conforme relatos dos servidores, não há muita estrutura no período da manhã, já que são cinco clínicos gerais, mas não há espaço, sendo necessária a utilização de um consultório odontológico. Já foi pedida uma ampliação da unidade no Orçamento Participativo (OP).


Atualmente, a unidade conta com 11 técnicos de enfermagem, mas precisaria de 14, sendo que o recomendado são 16. No momento, a UBS está sem pediatra à tarde e só tem um funcionário da limpeza. Na parte da manhã, são cinco clínicos gerais, um ginecologista e dois pediatras. Já à tarde, apenas um ginecologista e uma clínica geral, que é uma profissional que também atende pela manhã. No caso de dentistas, há um em cada período. A equipe da unidade lembra que dois pediatras e duas técnicas de enfermagem da manhã já estão aposentados.


Considerando essas questões, o vereador solicita reforço na equipe. "A unidade carece de pelo menos três técnicos de enfermagem para suprir a demanda de atendimento. Além disso, a ausência de um pediatra durante a tarde limita o acesso dos pacientes infantis a cuidados especializados", avalia.


"A UBS do Jardim América necessita de melhorias imediatas. Estamos extremamente preocupados com a situação encontrada no local e a Prefeitura não pode mais desprezar os problemas estruturais, a falta de equipamentos adequados e a escassez de profissionais. Cada um dos documentos busca trazer soluções e respostas urgentes para os problemas identificados na unidade. A saúde dos moradores é a nossa principal prioridade", conclui Angeli.



5/6/2023

1 comentário
bottom of page