top of page

Notícia

Vereador discute demandas do trânsito com CTA


Em reunião com o diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), Nilson Carneiro, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) levou diversas demandas da população referentes ao trânsito da cidade na tarde de segunda-feira (20).


Entre os principais questionamentos, está a necessidade de semáforos em alguns cruzamentos da cidade, como o da Avenida 7 de Setembro com a Rua Voluntários da Pátria (5). “Um semáforo custa entre 28 e 30 mil reais e temos nossa mão de obra aqui. Vamos ver as prioridades e tentar resolver o quanto antes. Já estamos estudando o da 7 de Setembro. Vamos efetuar também a troca das lâmpadas dos semáforos de incandescentes para as de LED”, explicou Carneiro.


Angeli também lembrou a necessidade de estudos para a instalação de semáforos com dispositivo de acionamento na lombofaixa localizada na Via Expressa, em frente ao Poupatempo, onde o fluxo, principalmente de estudantes e à noite, é muito grande. Para o diretor, o caminho seria buscar parcerias com os comerciantes da proximidade.


O vereador sugeriu redutores de velocidade em alguns locais, como na Rua Voluntários da Pátria, entre as avenidas Antônio de Pádua Corrêa e Vereador Francisco Pedro Monteiro da Silva, e em toda a extensão da Avenida Augusto Munhoz Perez, no bairro Santa Júlia, considerando que veículos trafegam em alta velocidade, podendo ocasionar acidentes. “Precisamos ver se tem algo que justifique a instalação, como escola ou hospital. Vamos estudar e acredito que entre 60 e 90 dias podemos executar os pedidos de lombadas, de acordo com os recursos. Vamos enviar a carta-convite, pois estamos com nossa equipe nas demandas de tapa-buracos”, afirmou o diretor.


Também foi indicada por Angeli a necessidade de realização de estudos para melhorias na sinalização do cruzamento entre a Rua Pedro José Laroca e a Avenida Engenheiro Domingos Ferrari Junior, no Parque Residencial Iguatemi. De acordo com Carneiro, “é possível executarmos logo, em até uma semana, a pintura no referido cruzamento”.


Sobre tornar sentido único a Avenida Cristóvão Colombo, da Rua Major Carvalho Filho até a Via Expressa, o diretor sugeriu que o vereador fizesse uma indicação ao Executivo.


Solicitação semelhante foi feita sobre a mudança de direção da Avenida Queiroz Filho, próximo ao Colégio Anglo, em outubro. Moradores não estão de acordo e protocolaram reclamação. O parlamentar questionou a possibilidade de voltar à configuração anterior.


Angeli também citou as vagas para idosos em locais inadequados, com árvores, postes e calçadas mal conservadas. Carneiro pediu que o vereador indicasse todas essas vagas para “podermos colocar a equipe para avaliar e resolver a questão”.


Na Rua Atílio Biscari com a Avenida Ermelino Magnani, outro problema: os ônibus precisam fazer manobra para seguir o percurso. “Vou ver isso logo, ainda esta semana avaliaremos essa situação”, respondeu Carneiro.


O parlamentar também falou da possibilidade de ampliação do Projeto Parada Segura para todos os passageiros, principalmente crianças, jovens e idosos, o que será analisado pelo diretor.


Outro ponto discutido foi o passe livre para idosos a partir dos 60 anos. Carneiro lembrou que o edital do convênio prevê 65 anos. “Atualmente, deficientes também não pagam e temos meia passagem para os estudantes. Precisamos mudar o contrato ou arcaríamos com isso. Podemos estudar a municipalização do Cide (Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico) do imposto dos postos de combustíveis”, sugeriu.


Angeli afirmou que muitas demandas chegam diariamente ao gabinete, principalmente relacionadas ao trânsito. “Ter a oportunidade de levar as mais urgentes ao Nilson Carneiro e discuti-las faz o nosso mandato mais participativo e ativo. Estamos trabalhando bastante para que tudo seja feito com a máxima transparência. A conversa foi esclarecedora e produtiva. O diretor já atendeu várias das nossas solicitações e se prontificou a estudar e a viabilizar várias outras”, destacou.

bottom of page