Notícia

Vereadores pedem plantão de atendimento para substituição de lâmpadas queimadas

Bancada do PSDB na Câmara fiscaliza serviço público por meio de requerimento, com questionamentos à Prefeitura



Cerca de R$ 2 milhões foram investidos, no período um ano, com a substituição, em até três dias, das lâmpadas queimadas nos postes de iluminação pública nas ruas da cidade. Cerca de 60 lâmpadas são substituídas por dia. Porém, como muitos cidadãos não conseguem falar por meio do número de contato disponibilizado pela Prefeitura, compreende-se que há locais onde a escuridão e seus riscos de segurança perduram por mais tempo.

É o que aponta o requerimento apresentado na Câmara Municipal de Araraquara pelos vereadores da bancada do PSDB (José Carlos Porsani, Jéferson Yashuda, Rafael de Angeli e Delegado Elton Negrini), assinado, também, pelos vereadores Lucas Grecco (PSB), Juliana Damus (Progressistas), Roger Mendes (Progressistas), Pastor Raimundo Bezerra (Republicanos), Elias Chediek (MDB) e o presidente Tenente Santana (MDB). No documento, há vários questionamentos sobre a prestação do serviço de substituição de lâmpadas queimadas, feito por empresa terceirizada.


O Executivo respondeu que o contrato, com duração inicial de um ano, foi recentemente renovado, nas mesmas condições do anterior.

Não atende

Os vereadores destacaram, ainda, que as pessoas idosas têm mais dificuldade em fazer contato com o telefone 0800, disponibilizado para o serviço. Porém, o mais grave é que o telefone não é atendido à noite, aos finais de semana e feriados. Problema que é objeto de pedido para que seja feito o atendimento nestes períodos.

Apesar de a resposta do Executivo abordar diversos aspectos do serviço, não há nenhuma referência sobre o atendimento fora do horário de serviço da Prefeitura. Apenas que será feito um esforço para melhor divulgação do número 0800 770 1515. Além do mais, a substituição só ocorre com a emissão de uma ordem de serviço, alegando controle na execução do serviço. E também não adianta o contratado encontrar uma lâmpada queimada pelo caminho, pois ela não será trocada sem a ordem de serviço.

Os vereadores vão analisar as respostas do Executivo para avaliar se há mais alguma providência a ser tomada. Inicialmente, será cobrado que haja ampliação do atendimento do telefone.

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter