Notícia

Campanha alerta para os perigos das queimadas em meio à pandemia de Covid-19

Incêndios são crime e ameaça à saúde pública; denúncias devem ser feitas pelo 0800 770 1595.


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, aproveita o período de estiagem e a pandemia de Covid-19 para reforçar a campanha contra queimadas em Araraquara.


A ação digital acontece nas redes sociais do município e traz o telefone para denúncias (0800 770 1595), além de informações sobre as consequências dos incêndios para a saúde, em especial diante da Covid-19, uma vez que as complicações respiratórias estão entre os principais problemas causados pelas queimadas e pelo novo coronavírus.


De acordo com especialistas, além do dano ambiental, a fumaça proveniente dos incêndios prejudica a saúde de toda a população, especialmente crianças e idosos.


A lista de problemas provocados pelas queimadas é extensa. Os mais leves são tosse seca, dor e ardência na garganta, dificuldade para respirar, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos, cansaço e dor de cabeça.


A fumaça também agrava doenças respiratórias prévias, como asma, bronquite e rinite, entre outras – em alguns casos, ela pode até mesmo desencadeá-las em indivíduos sadios. Problemas cardiovasculares, pneumonia, insuficiência respiratória e até risco de câncer também integram a lista dos malefícios causados pelas queimadas. Como consequência, unidades de emergência e serviços de saúde tendem a se sobrecarregar.


Médicos alertam, ainda, que ao afetar o sistema respiratório, as partículas presentes na fumaça podem piorar o quadro de pacientes com Covid-19, levando a complicações mais sérias e até à morte.


Para amenizar os efeitos das queimadas na saúde são necessários alguns cuidados, como evitar a proximidade com incêndios, beber bastante água e manter os ambientes umidificados, com o uso de vaporizadores, bacias com água ou toalhas molhadas.


Vale destacar que as queimadas podem se configurar crime ambiental e são proibidas pelo Código de Posturas do Município. O ato é passível de multa e, se houver flagrante, quem ateia fogo pode responder criminalmente.


‘Disque queimadas’ recebe chamadas oriundas de celulares por indicação do Vereador Rafael de Angeli


A partir de indicação do vereador Rafael de Angeli (PSDB), o serviço de denúncias contra queimadas no município passou a receber ligações oriundas de celular. Para o parlamentar, a mudança era muito necessária:


“As denúncias tendem a ser feitas quando o cidadão está fora de casa e, hoje em dia, precisamos considerar que a maioria da população tem seu próprio celular e que o número de orelhões no município diminuiu drasticamente”.

A mudança ocorreu porque, durante a 113ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, Angeli apontou as dificuldades enfrentadas pelos munícipes que tentam denunciar queimadas na cidade. Na época, ele havia recebido reclamações de moradores que, ao discarem para o “0800” disponibilizado pela Prefeitura, não conseguiram completar a ligação, pois o serviço de atendimento telefônico não estava adaptado para atender chamadas oriundas de telefones celulares.


Após a mudança, o vereador reitera a importância da iniciativa:

“Não era eficaz um serviço de denúncias receber apenas chamadas de telefones fixos. Ficamos felizes que agora isso foi corrigido e esperamos que a população coopere nesta fiscalização sobre as queimadas em nossa região. Além de fazer muito mal para a saúde, é crime”.

Para denunciar queimadas em terrenos ou plantações, você pode e deve ligar para 0800 770 1595.


Leia também:



Fonte: Prefeitura Municipal de Araraquara

20/07/2020

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter