top of page

Notícia

Damiano Neto recebe Título de Cidadão Araraquarense

Vice-prefeito foi homenageado pela Câmara Municipal em solenidade realizada na sexta-feira (24)

Em uma Sessão Solene marcada pela emoção, o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (PP), ao lado da esposa, Rosa Maria de Oliveira, recebeu o Título de Cidadão Araraquarense da Câmara Municipal, na noite de sexta-feira (24), no Salão Fraternidade Aracoara.

Autora da indicação, a vereadora Thainara Faria (PT) deu início às falas. “Ao longo desses 11 meses de convívio no governo, a palavra que mais o define é honestidade. Fico feliz em ter a oportunidade de homenageá-lo nesta noite. Quero que se sinta abraçado por nossa cidade.” Representando o Rotary do Distrito 4540, Clóvis Vassimon Júnior, destacou que “precisamos de Damianos em nossas vidas, pessoas que saibam doar amor sem restrições. O nosso Damiano é movido pela humildade no coração. Ele se destacou pelo seu empenho voluntário em servir nosso Rotary, assim como é com todos araraquarenses. Um exemplo de companheiro!”. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Dimas Ramalho, lembrou que “Damiano já era araraquarense de fato e a Câmara o tornou de direito.


Araraquara é uma cidade que acolhe a todos que vêm trabalhar. Damiano é uma dessas pessoas. Ele tem uma história de doação, de generosidade. Nesse momento que o país passa, precisamos de exemplos como ele”. Segundo o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB), “Damiano veio para cá e é um exemplo de trabalhador e de honestidade em tudo o que faz. As pessoas que se dedicam ao bem comum devem entrar na política para fazerem o possível dentro do necessário. É de homens como você que precisamos”.

Para o prefeito Edinho Silva (PT), a homenagem “parece um gesto simples, mas é a maior honraria que existe em uma cidade. Essa fala é muito difícil de fazer e não é força de expressão. Tem pessoas que chegam em nossas vidas e parece que já conhecemos há muito mais tempo. Tinha uma excelente imagem dele antes de conhecê-lo. Em questão de 10 minutos de conversa, construí uma identidade repentina com Damiano e decidi caminhar com ele em um momento tão importante da minha vida e da cidade de Araraquara. Criamos uma relação de irmandade. Difícil falar o que você significa para mim. Sou muito grato a você pela confiança e pelos gestos que tem tido. Tenho muita admiração e respeito por sua coerência”.


O presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), parabenizou a sensibilidade da vereadora Thainara Faria. “É uma honra estar aqui presidindo essa Sessão, que é uma honraria para quem presta importantes serviços ao nosso município”. Na leitura do decreto que torna Damiano cidadão araraquarense, o vereador Roger Mendes (PP) quebrou o protocolo para também homenagear e dizer o que Damiano representa. “Sinto-me bastante contemplado por essa indicação, e é uma alegria estar compartilhando esse momento. Para mim, a palavra que define Damiano e sua esposa, Rosa, é amor.”


Muito emocionado, Damiano agradeceu o título e a presença de todos. “Hoje é um dia muito especial não só para mim como para toda minha família. Torno-me realmente um filho dessa cidade que me acolheu há 30 anos. Vou continuar trabalhando para retribuir tudo o que essa cidade me proporcionou até hoje. Agradeço a todos de coração.”



Estiveram presentes na solenidade os vereadores Edio Lopes (PT), Edson Hel (PPS), Elias Chediek (PMDB), José Carlos Porsani (PSDB), Juliana Damus (PP), Lucas Grecco (PSB), Rafael de Angeli (PSDB) e Zé Luiz (PPS), os secretários municipais Maria Eloisa Velosa Mortatti (Assistência e Desenvolvimento Social), Priscila da Silva Luiz (Comunicação), Coronel João Alberto Nogueira Júnior (Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública), Luciana Márcia Gonçalves (Desenvolvimento Urbano), Clélia Mara Santos (Educação), Donizete Simioni (Gestão e Finanças), Sérgio de Oliveira Médici (Negócios Jurídicos), Eliana Mori Honain (Saúde) e Juliana Picoli Agatte (Planejamento e Participação Popular), o chefe de gabinete, Alan Silva, o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Marcos Isidoro, o procurador do município Rodrigo Cuttigi, a presidente da Fundesport, Milena Simioni, o diretor do Instituto de Química da Unesp Araraquara, Prof. Dr. Eduardo Cilli, a presidente da Casa da Amizade do Rotary do Carmo, Marlene Ferro Bierre, a presidente da Casa da Amizade do Rotary Oeste, Marisol Leão, o presidente do Rotary Club Araraquara Oeste, Helton Carlos Leão, a presidente do Rotary Club Araraquara Carmo, Lucia Bueno, o presidente da APAE Araraquara, Pedro Paulo Ferrenha, o Nenê, o diretor-presidente do Cairbar Schutel, Osvalte Nogueira, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, Moacyr Ellero, representando o Conselho Tutelar de Araraquara, João Matheus Bolito, representando a deputada estadual Màrcia Lia, e José Peixoto Neto, representando a Loja Maçônica Caridade Universal.


Sobre o homenageado

Damiano Barbiero Neto nasceu em 1959, filho de Nicola e Amélia, na Vila Maria, em São Paulo. Trabalhou em uma empresa que fabricava parte dos ônibus elétricos tão utilizados em Araraquara e, anos depois, veio para a cidade. Trabalhou na Massari, Antonini e Randon. Já casado com Rosa Maria de Oliveira, veio para o município montar as distribuidoras de implementos em Araraquara, Ribeirão Preto e Rio Preto. Após alguns anos, montou a sua empresa, a Unimarcas. Desenvolveu atividades sociais no Rotary Club, APAE, FISA, além de campanhas, jantares, festas e trabalho para ajudar pessoas que precisam, crianças em situação de risco, preservação do meio ambiente, combate ao analfabetismo e combate à fome.

bottom of page