top of page

Notícia

Dia Municipal de Doação do Leite Humano: posto de Coleta da Gota de Leite atende bebês prematuros

Autor de lei que valoriza doação, vereador Rafael de Angeli esteve na unidade.


19 de maio. Dia Municipal de Doação do Leite Humano. Criada em 2017, a data, fruto de lei de iniciativa do vereador Rafael de Angeli, busca conscientizar a população sobre a importância da doação desse importante alimento aos bebês.


Na quinta-feira (18), o parlamentar esteve no Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite, onde conversou com a nutricionista Ana Lécia Silva e a diretora técnica Emanuelle Laurenti.


Atualmente, a unidade consegue atender a demanda, mas as servidoras destacaram a importância das campanhas de doação para manter o estoque abastecido. As doações são recebidas na Maternidade, passam por pasteurização no Banco de Leite de Ribeirão Preto (SP) e voltam para utilização por bebês internados. No momento, são 27 doadoras que contribuem no atendimento, principalmente, de prematuros extremos.



Elas explicam que todas as mães são acolhidas para serem doadoras, passando por uma triagem que envolve entrevista, avaliação de fichas e, em alguns casos, testes rápidos. A coleta também pode ser feita no próprio domicílio da doadora. Um kit é fornecido e a Maternidade realiza a busca do leite na residência.


A data


A lei tem o objetivo de disseminar informações sobre os benefícios do aleitamento materno para as mães e as crianças, sensibilizando as mulheres aptas à doação para a constituição de estoque no posto de coleta de leite localizado no Município; conscientizar sobre a necessidade constante do voluntariado de mães lactantes para amamentar crianças de mães que não possuem o leite humano; estimular o interesse da sociedade pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à mãe lactante, principalmente nos primeiros meses de vida da criança; e incentivar a implementação de políticas públicas que estimulem a doação de leite humano.



Saiba mais


O Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite fica na Rua Carlos Gomes (Rua 6), nº 1610, no Centro, e funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h30. O telefone é o (16) 3305-1530.



19/05/2023

Comments


bottom of page