top of page

Notícia

Diploma visa a reconhecer incentivo à realização de mamografias

Vereador Rafael de Angeli e vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli, Luna Meyer e Thainara Faria sugeriram implementação da referida política pública.


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tendo ocorrido cerca de 2,3 milhões novos casos no ano de 2022 em todo o mundo. Buscando uma forma de auxiliar no diagnóstico precoce da doença, os vereadores Rafael de Angeli (PSDB), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Luna Meyer (PDT) e Thainara Faria (PT) sugeriram, à Prefeitura, a criação do Diploma "Empresa Amiga da Saúde da Mulher", com o objetivo de reconhecer empresas que pratiquem ações de incentivo e facilitação na realização de exames de mamografia em suas funcionárias.


"O procedimento representa o melhor custo benefício para detecção da neoplasia, sendo eficaz para a redução da mortalidade, já que possibilita o tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença. Segundo o artigo divulgado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, as mulheres, diagnosticadas com câncer, que realizam mamografia periodicamente, possuem risco 60% menor de morte em comparação com àquelas que não fazem o exame regularmente" justificaram os parlamentares no documento.


A proposta do programa é "convidar as empresas a colaborarem com a luta contra o câncer e reconhecer tal colaboração, através de um selo, que possa ser empregado em embalagens ou peças de publicidade, e, assim, promover a diminuição da mortalidade decorrente do câncer de mama em Araraquara".


Os vereadores destacaram ainda que iniciativas como esta já foram implementadas em outros municípios, tais como Juiz de Fora-MG, Carapicuíba-SP, Campo Grande-MS e Rio das Ostras-RJ, além de explicarem que houve tentativa de criação de Projeto de Lei neste sentido, mas a Diretoria Legislativa da Câmara Municipal informou que a propositura depende de iniciativa do Poder Executivo.



11/1/23

1 comentário

1 comentário


Cris Rossi
Cris Rossi
23 de jan. de 2023

Gratidão vereador Rafael pelo maravilhoso trabalho que tem feito!

Curtir
bottom of page