top of page

Notícia

Saúde esclarece situação das USFs de Bueno e do Monte Alegre

Diversos questionamentos foram feitos pelo vereador Rafael de Angeli após visitas às unidades.


Recentemente, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), acompanhado pela vereadora Luna Meyer (PDT), esteve nas Unidades de Saúde da Família (USFs) "Dirce Ragassi Cândido", no Assentamento Monte Alegre, e "Dr. Nilo Rodrigues da Silva", no Distrito de Bueno de Andrada.


Durante as visitas, os parlamentares se depararam com diversos problemas nos locais, motivando o envio à Prefeitura de indicações e requerimentos. Em um desses documentos, Angeli perguntava o cronograma de trabalho semanal de médicos e enfermeiros das unidades; o horário de funcionamento das farmácias das respectivas unidades; e se existia um plano de ação para que a unidade do Assentamento Monte Alegre tivesse melhor estrutura para atender a população. O vereador solicitava, ainda, cópia da documentação de regularização da unidade do Assentamento Monte Alegre e histórico de abertura, reformas e funcionamento; relação de equipamentos de suporte administrativo que existem atualmente na unidade; e planta baixa com descrição de cada sala da USF.


Em resposta, a coordenadora executiva de Atenção Básica, Talitha Martins, informou que a enfermeira trabalha em regime de 30 horas semanais, sendo de segunda a quinta-feira, das 7h30 até por volta das 12 horas, podendo se estender de acordo com as consultas, no Assentamento Monte Alegre. Já a médica trabalha em regime de 40 horas semanais, acompanhando o mesmo horário da enfermeira no atendimento ao Assentamento Monte Alegre e, após o almoço, inicia seus atendimentos na unidade de Bueno de Andrada até as 16h30. "Às sextas-feiras, às 10 horas, não há deslocamento para o Assentamento devido à reunião da equipe por volta das 10 horas, porém a população é atendida a partir das 7h30 até esse horário. No período da tarde, a médica participa da Educação Médica Continuada, que é proposta a todos os médicos da rede com a finalidade de impulsionar a integralidade, favorecendo a articulação entre a Educação e os trabalhadores, ampliando a capacidade resolutiva dos serviços", detalha.


A representante da Secretaria Municipal da Saúde explica que o plano de ação para atendimento à população do Assentamento Monte Alegre compreende o Concurso Público nº 002/2022, que teve as provas aplicadas em 31 de julho, para médico de saúde da família e comunidade e auxiliar de farmácia. Uma vez homologado, o certame prevê a permanência de uma equipe mínima fixa no local, conforme a Política Nacional da Atenção Básica (Pnab).


"Ainda foi solicitado no Ofício nº 103/2022, em abril, a contratação de mais quatro agentes comunitários de saúde, sendo dois para cada uma das unidades (Bueno de Andrada e Assentamento Monte Alegre), já em posse da Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos", pontua.


Sobre a regularização da unidade do Assentamento Monte Alegre, a coordenadora diz que está no termo de permissão de uso do terreno pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) "José Gomes da Silva") nº 03/2022, assinado e publicado em 3 março deste ano, permitindo o uso da área descrita para realização de reforma e ampliação da unidade de saúde.


Os demais dados e documentos solicitados pelo vereador podem ser conferidos no documento de resposta.



17/10/22

bottom of page