Notícia

Em breve, não será mais permitido estacionar na Avenida Vaz Filho

Coordenadoria de Mobilidade Urbana responde demandas do vereador Rafael de Angeli.


Com os problemas de trânsito na Alameda Paulista, as vagas de estacionamento foram retiradas e reimplantadas, em quarenta e cinco graus, nas ruas transversais, para ser ampliada a faixa de rolagem e diminuído o congestionamento.


Pensando nesse exemplo, o primeiro secretário da Mesa Diretora do Legislativo, vereador Rafael de Angeli (PSDB), protocolou o Requerimento nº 382/2022, questionando a Prefeitura se o mesmo procedimento poderia ser feito na Avenida Vaz Filho.


Recentemente, a Coordenadoria de Mobilidade Urbana respondeu ao parlamentar, declarando que contratou a Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI – UFSCar), para a elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana de Araraquara, que está em fase final de elaboração, e cuja sua terceira audiência pública deve ocorrer ainda neste mês.


De acordo com a Coordenadoria, o Plano envolveu pesquisas sobre o deslocamento das pessoas no município, e contagens dos veículos, proporcionando conhecimento sobre as condições de mobilidade da cidade.


O setor acrescentou que a apresentação das propostas deverá ser entregue até o final de junho deste ano, juntamente com a conclusão do Plano. A Coordenadoria também informou que estão previstas adequações nas vias coletoras de Araraquara, dentre elas a Avenida Francisco Vaz Filho.


Diante da tendência de crescimento da região e da implantação de novos conjuntos habitacionais, o setor concordou com a aplicação de uma medida de proibição de estacionamento na via em questão, visando a melhorar as condições de fluidez do tráfego.


O parlamentar acredita no investimento em mobilidade urbana.


"É ótimo saber que a Prefeitura tem se preocupado com o deslocamento de pessoas e veículos na cidade, o que facilita a vida de todos, ajudando no comércio, na economia, na diminuição de acidentes e coopera para uma cidade mais harmônica e boa para viver. No caso da Vaz Filho, é importante proibir o estacionamento durante o dia para melhorar o trânsito na região, pois à noite os usuários dos estabelecimentos alimentícios se sentem mais seguros estacionando na própria avenida. No período noturno, o comércio não funciona, reduzindo o tráfego no local", explica e finaliza Angeli.


18/5/22