top of page

Notícia

Ex-jogador Pio recebe honraria Medalha de Mérito Desportivo da Câmara de Araraquara

Osmar Alberto Volpe, o Pio, com trajetória de destaque na Ferroviária, no Palmeiras e no Santa Cruz, foi homenageado em Sessão Solene na quarta-feira (20).

Osmar Alberto Volpe, o Pio, recebendo honraria na Câmara Municipal de Araraquara

O ex-jogador Osmar Alberto Volpe, o Pio, de 78 anos de idade, recebeu mais uma medalha em sua carreira vitoriosa no futebol brasileiro: a Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Araraquara, sua cidade natal.


A homenagem foi entregue durante Sessão Solene do Legislativo, na noite de quarta-feira (20), e é de autoria da Mesa Diretora 2021/2022, por meio de indicação do vereador Rafael de Angeli.


Pio teve trajetória de destaque na Ferroviária, no Palmeiras e no Santa Cruz, entre outros clubes. Também se tornou professor de Educação Física e foi gestor na área esportiva das prefeituras de Araraquara e Américo Brasiliense.


"Seus feitos esportivos são parte do nosso patrimônio cultural, lembrando-nos de que Araraquara é um celeiro de talentos. Além de sua carreira nos gramados, Pio também se destacou na educação. Sua busca pela formação acadêmica é um testemunho de sua determinação", afirmou Angeli.

Osmar Alberto Volpe, o Pio, recebendo honraria na Câmara Municipal de Araraquara

"Você é uma fonte de inspiração para todos nós. Lenda viva que Araraquara tem a honra de chamar de sua. Que essa honraria seja um símbolo do nosso reconhecimento por tudo o que você fez e continua fazendo não só por nossa cidade, mas pelo Brasil", também destacou o autor da homenagem.

Representando a prefeitura, a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, ex-atleta da seleção brasileira de basquete, parabenizou Pio e disse estar emocionada por estar presente na sessão. "A homenagem ao Pio é extremamente justa, pois suas realizações transcenderam o campo de jogo e ecoaram nos corações e memórias dos araraquarenses", disse Roseli, destacando a trajetória de Pio como jogador e como gestor esportivo. "Pio é um verdadeiro campeão, não apenas no campo, mas na vida. Essa medalha representa nossa profunda gratidão por suas contribuições excepcionais ao esporte", complementou.


Em sua fala, Pio recordou momentos de sua carreira e de sua vida pessoal e falou sobre sua dedicação pelos clubes por onde passou. O ex-jogador, emocionado, também agradeceu a Câmara pela homenagem.


"Muito obrigado ao Rafael de Angeli por lembrar-se do meu nome dentre tantas pessoas que mereciam ser homenageadas. Serei eternamente grato, bem como meus familiares", declarou Pio.

Osmar Alberto Volpe, o Pio, recebendo honraria na Câmara Municipal de Araraquara

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi, a esposa de Pio, Ana Lúcia, com quem é casado há 54 anos, os filhos Alexandre, Luciana e Liliana, entre outros familiares e amigos, ex-atletas e jornalistas.


A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser assistida pelo Facebook e pelo YouTube.

Trajetória do Pio


O araraquarense Pio atuava como ponta-esquerda e foi um grande batedor de faltas. Iniciou sua carreira na Ferroviária, em 1963, participou do acesso à elite do Campeonato Paulista, em 1966, e foi tricampeão do interior em 1967, 1968 e 1969.


Graças às suas atuações no clube de Araraquara, Pio foi contratado pelo Palmeiras. Jogou no Verdão entre 1969 e 1973 e foi tricampeão brasileiro e campeão paulista. Após sofrer uma lesão grave, perdeu espaço no time e se transferiu para o Santa Cruz em 1974.


Na equipe pernambucana, Pio ajudou o time a chegar às semifinais do Brasileiro de 1975, a melhor campanha do Santa Cruz na história do campeonato, e foi campeão estadual em 1976.


Ainda jogou em outros clubes como o Colorado (atual Paraná Clube) entre 1977 e 1978, e Grêmio São-Carlense, de 1979 a 1980, onde também foi treinador interino do clube durante algumas partidas em 1979. Terminou a carreira como jogador no Novorizontino, entre 1981 e 1982.


Osmar Alberto Volpe, o Pio, recebendo honraria na Câmara Municipal de Araraquara

Pio também foi professor de Educação Física na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e secretário municipal de Esportes em Américo Brasiliense. Em Araraquara, ele foi coordenador de Esportes da Fundesport, supervisor da equipe de vôlei e diretor da Ferroviária. Após sua aposentadoria, foi homenageado por sua carreira e carregou a tocha olímpica em Araraquara antes dos Jogos Olímpicos de 2016.



21/9/2023

Comments


bottom of page