top of page

Notícia

Falta de organização nas obras de escolas municipais tem afetado alunos

Vereador Rafael de Angeli cobra esclarecimentos e ações da prefeitura e da secretaria de educação.


O vereador e primeiro secretário do Legislativo, Rafael de Angeli (PSDB), preocupado com o caminhar das reformas em unidades escolares de Araraquara, protocolou o Requerimento nº 121/2022, questionando o prazo para conclusão das obras.


Rafael explanou que muitas escolas municipais estão sendo reformadas por meio do Orçamento Participativo (OP), mas que diversas dessas obras têm atrasado para serem finalizadas, enquanto outras nem foram iniciadas.


Com esse problema na organização, Angeli argumentou que estudantes têm que ser realocados em imóveis temporários, muitas vezes longe de suas escolas de origem, dificultando sua presença nas aulas.


O parlamentar afirmou ainda que muitas escolas estão apresentando atraso no retorno das aulas, uma vez que as unidades não ficaram prontas a tempo e/ou os locais locados precisaram de grandes intervenções para adequações.


Sendo assim, o vereador perguntou à Prefeitura quais são as unidades de educação municipais que estão em reforma; quais têm o início das obras previstas para o primeiro semestre de 2022; e quais tiveram ou terão que realocar alunos, total ou parcialmente.


Sobre os locais alugados, perguntou quais são, solicitando contratos de aluguel, proprietários e valores mensais, e como foram escolhidos; quais necessitavam ou necessitarão de adequações estruturais e os valores investidos para elas; quais foram planejados para a recepção adequada dos alunos; e quais fatores esses imóveis devem atender para cada faixa etária.


Questionou também se, caso o imóvel alugado esteja fora do raio da unidade escolar que está substituindo, é oferecido algum transporte para os estudantes; e se, em caso negativo, qual é a opção oferecida às famílias que não têm condições de se locomoverem até o novo local.


Para Angeli, a educação é um forte pilar no gerenciamento de uma cidade.

"Nosso mandato sempre está fiscalizando a educação em Araraquara, pois acreditamos que investir nela é sempre o primeiro passo para um município melhor para todos", e completa que "quanto às reformas, precisamos que essas melhorias nas escolas sejam realizadas o quanto antes, sendo necessário planejamento e adequação dos alunos em locais que não dificultem o acesso e que estejam preparados para recebê-los", explica e finaliza o vereador.


17/2/22

bottom of page