Notícia

Odilo Rios recebe título de Cidadão Araraquarense

Legado de lutas sociais e fé é reconhecido na Câmara

Na noite de sexta-feira (31), o missionário Odilo Rios foi homenageado em Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara pelos serviços prestados à sociedade. A indicação foi do vereador Rafael de Angeli (PSDB) que, na ocasião, conduziu os trabalhos, representando o presidente Tenente Santana (MDB).


O homenageado nasceu em Santa Lúcia (SP), mas aos 12 anos se mudou para Araraquara. Ligado à igreja desde criança, ele acredita que ajudar o próximo é uma missão em sua vida. “É uma vocação que eu ganhei e me sinto bem. Há mais alegria em dar do que em receber”, destaca.

Em 1968, na paróquia Nossa Senhora do Carmo, iniciou seus trabalhos na Sociedade de São Vicente de Paulo, os vicentinos, prestando trabalho voluntário aos mais necessitados, na doação de alimentos, remédios, entre outras coisas. Segundo Angeli, Rios transformou a vida de muitos araraquarenses.

“Durante 30 anos, ele foi coordenador da Renovação Carismática Católica em Araraquara, que é um dos grandes movimentos da igreja Católica mundial. A presença dele enriqueceu a nossa cidade e a nossa região. Além das causas sociais das quais ele participou, sempre pensando no próximo e não nele mesmo”, frisou o parlamentar.

Rios também foi responsável por fundar o Centro de Educação Profissional de Araraquara, em parceria com o Senai, proporcionando cursos profissionalizantes para menores, que aprendiam informática, mecânica de motos e costura industrial. Esse projeto durou 20 anos e formou mais de 200 jovens por ano.

“Toca o coração da gente trabalhar com o jovem, muitos deles estavam abandonados e em sofrimento. Achamos um caminho e uma profissão para que eles pudessem viver bem”, explica o idealizador e ainda destaca que “sozinho não teria conseguido nada disso. Foi um trabalho em equipe”.

Para o vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, que também participou da homenagem, as contribuições de Rios são grandiosas. “Se a gente puder trazer a paz, por que vamos trazer o ódio? A questão espiritual do Odilo é muito importante para a nossa sociedade”. Quem também elogia o pai é Gustavo Rios. “Do meu ponto de vista, é uma homenagem muito mais que merecida por tudo que ele fez e continua fazendo. Meu pai vem de uma família muito humilde e a preocupação dele sempre foi o próximo. A vida inteira doou sua vida pelas causas sociais e pela evangelização. Um legado de luta e fé que ele deixou para gente”.


Rios recebeu o título de “Cidadão Araraquarense” rodeado por amigos, colegas e familiares.


Confira mais fotos aqui

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter